BIM

Metodologia mudou a forma de gerir edifícios

sexta-feira, 24 de março de 2023

O BIM (Building Information Modeling ou Modelagem da Informação da Construção) é uma metodologia de trabalho que vem ganhando bastante espaço e já está prevista sua ampliação dentro de poucos anos pelo Governo Federal.

A metodologia pode ser aplicada desde a concepção de uma edificação até a sua operação, passando pelas fases de projeto e construção. A fase que nos interessa aqui é a de operação, ou seja, a edificação já está construída, em uso e precisa ser gerenciada.

Nessa fase o BIM atua na gestão de ativos, que compreende o gerenciamento de bens móveis e imóveis e das operações de manutenção. A metodologia pode ser aplicada em qualquer tipo de edifício, residencial, comercial ou industrial e é feita através de uma plataforma online acessível de computador, tablet ou celular.

Entre as funcionalidades, podemos citar gerenciar os bens móveis e imóveis, a  ocupação de espaços, as pessoas envolvidas, os sistemas prediais, controlar as contas de consumo, registrar atividades de limpeza e manutenção. Toda a documentação relativa ao edifício, tais como contratos, projetos, especificações, planilhas, procedimentos, etc., pode ser inserida e visualizada na plataforma.

Especificamente para os equipamentos pertencentes a uma edificação e que devem passar por processos de manutenção, a possibilidade de acessar de modo rápido documentos como manuais, procedimentos de manutenção e certificados de garantia é extremamente útil e agiliza as operações.

Todas as atividades são gerenciáveis através de um painel de controle, assim obtém-se um resumo de todas as operações e permite determinar prioridades, recurso especialmente interessante quando a quantidade de itens a ser gerenciado é grande.

As informações estão ligadas a um modelo em 3 dimensões do edifício, sendo assim possível visualizar onde uma determinada operação deve ser feita, possibilitando um contato visual com alguma área de intervenção sem que o gerente do edifício vá até o local.

O acesso a toda informação funciona através de permissões aos usuários, com controle sobre a inserção de informações ou apenas visualização. O registro de atividades dos usuários dentro da plataforma pode ser verificado pelo gerente da edificação, o que facilita a identificação de uma possível falha.

A implantação da metodologia é feita inicialmente em caráter de teste, para que possa ser expandida quando tudo estiver funcionando de modo adequado às necessidades de cada empresa e que as pessoas envolvidas estejam familiarizadas com a plataforma.

Todos os dados inseridos na plataforma podem ser usados para análises futuras no intuito otimizar os recursos investidos.

As vantagens não param por aí. A partir do momento que a IOT (Internert of Things ou Internet das Coisas) fizer parte do nosso dia a dia, os dispositivos poderão alimentar o sistema de forma mais automática. A Inteligencia Artificial é outra tecnologia que vai contribuir no gerenciamento também, fazendo a análise dos dados gerados.

Deixando a questão futurista de lado, a metodologia BIM já apresenta vantagens no gerenciamento de ativos, já vem sendo aplicada no Brasil e em outros países, proporcionado maior organização, agilidade, controle dos recursos envolvidos e consequentemente diminuição de custos.

Eng. Marcelo Marino é engenheiro civil pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e pós-graduado em BIM pelo Politecnico di Milano. Há 13 anos trabalha no desenvolvimento e coordenação de projetos e atualmente presta serviços em BIM pela ST Bim.

Fonte: Eng. Marcelo Marino.