O seu navegador é muito antigo :-(

Dica: Troque para um navegador moderno para ter uma melhor experiência no SíndicoNet 😉

Saiba mais ×
Jurídico

Conta do condomínio

RJ: Banco deve pagar indenização após bloquear acesso de gestor

sexta-feira, 23 de fevereiro de 2024
WhatsApp
LinkedIn

Banco que exigiu documento e bloqueou conta indenizará condomínio

Juíza considerou ilegal a exigência de registro em cartório, e entendeu configurado o dano moral.

Por exigir ata de eleição registrada em cartório e bloquear conta, banco terá de indenizar condomínio por danos morais. Assim decidiu a juíza de Direito Mônica de Freitas Lima Quindere, da 9ª vara Cível da Capital do RJ.

O condomínio buscou a Justiça após ter bloqueada sua conta bancária. Alega que, com eleição de novo síndico, foi necessária a substituição do responsável da conta. O banco réu, por sua vez, teria negado a atualização cadastral por conta da não apresentação da convenção condominial junto ao registro de imóveis, ocorrendo o bloqueio da conta.

Na ação, alegou que o impedimento ocasionou danos ao condomínio, que se viu impedido de honrar com seus compromissos financeiros, dentre eles o valor devido a ex-funcionário, a ser pago por ordem judicial na esfera trabalhista.

A magistrada ponderou em sua decisão que, uma vez que a conta já se encontrava aberta, poderia ser movimentada pelo representante legal do autor que, de acordo com o CC, é qual quer condômino que administrar sem a oposição dos demais. Para justificar sua decisão, ela invocou o art. 1.324 do CC/02, segundo o qual "o condômino que administrar sem oposição dos outros presume-se representante comum".

"A recusa em autorizar a movimentação, portanto, se mostrou indevida diante da apresentação da ata da assembleia que elegeu o novo síndico, ainda que não registrada em cartório."

Para a magistrada, a exigência imposta pela instituição de que a ata deveria ser registrada em cartório afigura-se ilegal, estando comprovados os danos morais a pessoa jurídica. A indenização foi fixada em R$ 5 mil.

O caso foi patrocinado pelo escritório Vilela Grangeia Advocacia.

Processo: 0065297-77.2022.8.19.0001 | Leia a sentença.

Fonte: https://www.migalhas.com.br/quentes/402314/banco-que-exigiu-documento-e-bloqueou-conta-indenizara-condominio

Web Stories

Ver mais

Newsletter

Captcha obrigatório

Confirmar e-mail

Uma mensagem de confirmação foi enviada para seu e-mail cadastrado. Acesse sua conta de email e clique no botão para validar o acesso.

Esta é uma medida para termos certeza que ninguém está utilizando seu endereço de email sem o seu conhecimento.
Ao informar os seus dados, você confirma que está de acordo com a Política de Privacidade e com os Termos de Uso do Síndico.
Aviso importante:

O portal SíndicoNet é apenas uma plataforma de aproximação, e não oferece quaisquer garantias, implícitas ou explicitas, sobre os produtos e serviços disponibilizados nesta seção. Assim, o portal SíndicoNet não se responsabiliza, a qualquer título, pelos serviços ou produtos comercializados pelos fornecedores listados nesta seção, sendo sua contratação por conta e risco do usuário, que fica ciente que todos os eventuais danos ou prejuízos, de qualquer natureza, que possam decorrer da contratação/aquisição dos serviços e produtos listados nesta seção são de responsabilidade exclusiva do fornecedor contratado, sem qualquer solidariedade ou subsidiariedade do Portal SíndicoNet.
Para saber mais, acesse nosso Regulamento de Uso.

Não encontrei o que procurava Quero anunciar no SíndicoNet