O seu navegador é muito antigo :-(

Dica: Troque gratuitamente para um navegador mais atual para ter uma melhor experiência no SíndicoNet ;-)

Escolha um navegador ×
Convivência

Boa vizinhança

Caso haja problemas com condomínio ao lado, síndico pode intervir

Publicado em: terça-feira, 18 de abril de 2017

Síndico: Gestor pode procurar síndico de edifício vizinho para acabar com conflito. Medida evita ações na Justiça

O síndico não é obrigado a resolver atritos entre os moradores do prédio que administra e os vizinhos do condomínio ao lado. No entanto, a participação dele na resolução de conflitos pode não só pôr fim a brigas como criar um canal para evitar problemas futuros e até processos contra o prédio.

“O melhor é o morador incomodado convidá-lo para ir até o prédio vizinho para também procurar o síndico”, indica o advogado Alexandre Callé, da Advocacia Callé. O gestor vizinho pode ajudar a identificar o infrator e até puni-lo, resolvendo o caso.

Callé já viu problemas de todo tipo envolvendo prédios, desde pessoas atingidas por dejetos lançados de janela até um morador que usava drone para espionar a intimidade de vizinhas.

Quando a única saída é a Justiça, Callé recomenda identificar o infrator. “Se isso não for possível, o condomínio pode ser processado.”

O advogado Caio Simon Rosa, da NB Advogados, diz que obras são uma questão ainda mais complexa, porque também podem ser irre- gulares.

“Quando o prejuízo é coletivo, pode-se procurar o Ministério Público”, diz. Se não, a ação pode se basear no Código Civil, que trata dos direitos de vizinhança.

Síndica de um prédio nos Jardins (zona), a engenheira Ernestil de Castro Neves Abramo, 69 anos, diz que teve sorte com a reforma de loja ao lado.

“Não tem como obra não causar transtorno, mas eles se apresentaram antes e atenderam prontamente ao que consideramos inadequado”.

Agora, os moradores poderão até escolher o que será feito no muro na parede que dá para o prédio: uma pintura ou um jardim vertical.

Fonte: /www.pressreader.com.br

Aviso importante:

O conteúdo exibido nesta seção é gratuito, e apresenta caráter meramente informativo. O Portal SíndicoNet não se responsabiliza pelo conteúdo, nem pelas decisões baseadas nas opiniões e recomendações contidas nesta seção. Assim, o Portal SíndicoNet se exime de qualquer responsabilidade pelos eventuais danos ou prejuízos, de qualquer natureza, que possam decorrer da utilização deste conteúdo, por qualquer meio ou processo, e para quaisquer fins. Em caso de dúvidas, é indispensável a consulta a um advogado ou especialista.
Para saber mais, acesse nosso Regulamento de Uso.

Depoimentos

próximo
Receba nossos Boletins

Mantenha-se Informado com as últimas notícias da área em seu email:

{{errorMessage}}

Assinatura efetuada com sucesso!

carregando...