O seu navegador é muito antigo :-(

Dica: Troque para um navegador moderno para ter uma melhor experiência no SíndicoNet 😉

Saiba mais ×
Convivência

Cachorro latindo em condomínio: 7 dicas de como lidar com a situação

Quem mora em condomínio e tem um ou mais cachorros que costumam latir muito, pode ter problemas com os vizinhos. Por isso, neste artigo vamos mostrar o que você pode fazer para evitar que o seu cachorro fique latindo de maneira excessiva

26/04/22 02:26 - Atualizado há 2 anos
WhatsApp
LinkedIn
Cachorro caramelo latindo dentro de casa em condomínio
Cachorros são grandes companheiros, mas o latido excessivo pode trazer problemas com vizinhos
Pixabay

É natural o cachorro latir um pouco, afinal, essa é a forma que ele tem de se comunicar. No entanto, o latido excessivo pode significar que o seu pet está com problemas. Além disso, o cachorro latindo também pode incomodar muito os moradores da casa e a vizinhança. Sendo assim, você precisa saber como lidar com essa situação para não ter grandes problemas.

Apesar de ser algo natural do cão, o excesso de latidos, principalmente durante à noite, pode fazer com que os tutores do animal de estimação tenham muitos problemas. Isso porque o latido excessivo atrapalha o sossego dos outros moradores do condomínio, o que pode fazer com que o dono do pet receba advertências ou precise pagar multas.

Ainda, nos casos mais graves, o tutor pode ser processado com base no artigo 42, inciso IV da Lei nº3.688, que afirma que é crime "perturbar alguém, o trabalho ou o sossego alheio provocando ou não procurando impedir o barulho produzido por animal de quem tem guarda.”

Para que você não tenha problemas com a sua vizinhança por causa do seu cachorro latindo, vamos mostrar agora 7 dicas de como você pode lidar com essa situação da melhor forma possível.

1. Não grite com o seu cão

Gritar com o seu cachorro latindo ou falar alto com ele pode piorar a situação e fazer com que o cão lata ainda mais. Por isso, mantenha a calma e mostre que você não aprova esse tipo de comportamento.

Você pode fazer isso falando um “não” com uma expressão séria e, quando o cachorro se acalmar, você pode dar um petisco para ele com o objetivo de mostrar que você gosta quando ele fica calmo. Essa técnica é chamada de reforço positivo.

2. Deixe a sua casa mais interessante para o seu pet

Uma das formas de evitar que o seu cachorro fique latindo de maneira excessiva é deixando brinquedos para cães em locais acessíveis para ele.

Vale a pena investir em brinquedos que estimulem o animal, como aqueles com compartimentos para petiscos, que fazem com que o cachorro se esforce para conseguir pegar a comida.

3. Passeie com o seu cachorro

Algumas das razões que levam um cachorro a latir de maneira excessiva é o estresse e a energia acumulada. Por isso, você deve levar o seu cachorro para passear fora de casa todos os dias. Dessa forma, ele vai se exercitar, vai se sentir menos estressado e ansioso, e não vai latir tanto em casa.

Caso você não consiga sair para passear com o seu animal de estimação todos os dias, você pode contratar um pet sitter para fazer isso. É possível encontrar pessoas que prestam esse tipo de serviço nas redes sociais, em aplicativos como DogHero, ou até mesmo entre seus vizinhos de condomínio!

4. Verifique se o seu cão está se alimentando bem

Os cachorros também podem latir se estiverem com fome ou sede. Sendo assim, verifique se o seu pet está comendo uma quantidade suficiente de ração e se está bebendo água durante o dia.

5. Faça visitas periódicas ao veterinário

Se o cachorro estiver com algum problema de saúde ele vai reclamar. O cão pode fazer isso latindo ou chorando. Portanto, se o seu cachorro estiver latindo de maneira excessiva, considere levá-lo ao veterinário para que esse profissional possa avaliar se há alguma coisa errada com o pet.

Além disso, também vale a pena levar o seu animal de estimação periodicamente no veterinário, mesmo que ele esteja se comportando bem, para evitar ter problemas no futuro.

6. Deixe a televisão ligada

Alguns cães latem ao ouvirem barulhos da rua. Você pode evitar isso deixando a televisão ligada no volume médio. Dessa forma, o cachorro não vai conseguir distinguir bem os barulhos que vêm da rua, o que vai evitar que ele fique latindo.

7. Invista no adestramento

Cachorros bem adestrados se comportam muito melhor e também não costumam latir de maneira excessiva. Por isso, vale a pena investir no adestramento do seu pet, pois, dessa forma, o seu animal de estimação será mais obediente e não vai causar muitos problemas para você.

O melhor é adestrar o seu cachorro quando ele ainda é um filhote. Isso porque os cães costumam aprender melhor quando são mais novos, já que ainda não estão acostumados a repetir comportamentos negativos.

No entanto, se o seu cachorro não foi adestrado quando ainda era um filhote, você pode adestrá-lo mais tarde. Contudo, quanto mais velho for o cão, mais demorado será o processo.

Como lidar com cachorro latindo em condomínio

Se o seu cachorro está latindo muito e incomodando os seus vizinhos, o ideal é que você aplique todas as técnicas mostradas neste artigo para tentar acalmar o seu animal de estimação.

No entanto, caso você não saiba como adestrar o seu cachorro ou não tenha tempo para passear e brincar com ele, pode valer a pena contratar um pet sitter para cuidar dele, ou deixar o seu animal de estimação em uma creche ou hotel para cachorros.

Dessa forma, o seu cachorro será supervisionado por especialistas, que vão ensiná-lo a se comportar melhor, o que fará com que ele pare de latir de maneira excessiva.

Cachorros são ótimos companheiros e também são capazes de deixar uma casa mais alegre. No entanto, é preciso cuidar bem do seu pet para garantir que ele tenha uma boa qualidade de vida, e não fique latindo de forma excessiva.

Gostou das nossas dicas para cachorro latindo em condomínio? Confira também nosso Guia Completo sobre Barulhos em Condomínios.

Conteúdo SíndicoNet

Web Stories

Ver mais

Newsletter

Captcha obrigatório

Confirmar e-mail

Uma mensagem de confirmação foi enviada para seu e-mail cadastrado. Acesse sua conta de email e clique no botão para validar o acesso.

Esta é uma medida para termos certeza que ninguém está utilizando seu endereço de email sem o seu conhecimento.
Ao informar os seus dados, você confirma que está de acordo com a Política de Privacidade e com os Termos de Uso do Síndico.
Aviso importante:

O portal SíndicoNet é apenas uma plataforma de aproximação, e não oferece quaisquer garantias, implícitas ou explicitas, sobre os produtos e serviços disponibilizados nesta seção. Assim, o portal SíndicoNet não se responsabiliza, a qualquer título, pelos serviços ou produtos comercializados pelos fornecedores listados nesta seção, sendo sua contratação por conta e risco do usuário, que fica ciente que todos os eventuais danos ou prejuízos, de qualquer natureza, que possam decorrer da contratação/aquisição dos serviços e produtos listados nesta seção são de responsabilidade exclusiva do fornecedor contratado, sem qualquer solidariedade ou subsidiariedade do Portal SíndicoNet.
Para saber mais, acesse nosso Regulamento de Uso.

Não encontrei o que procurava Quero anunciar no SíndicoNet