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Captação de novos clientes para administradoras de condomínios: como fazer e o que considerar

Criar propostas personalizadas é uma das principais estratégias de captação de novos condomínios que uma administradora deve seguir. Confira outros exemplos neste artigo!

Por SíndicoNet

14/04/22 09:26 - Atualizado há 1 ano


Toda administradora de condomínios precisa ter, muito bem traçadas, suas estratégias para fazer a captação de novos clientes.

Muitas dessas estratégias, por sinal, se assemelham àquelas utilizadas para captação em qualquer outro nicho do mercado. Mas, se tratando especificamente de condomínios, existem pontos especiais que devem ser considerados.

Na leitura a seguir, descubra quais são esses pontos e quais são as dicas essenciais que você deve seguir para ter uma carteira de clientes cada vez mais robusta.

O que considerar ao captar condomínios como novos clientes

É importante, antes de qualquer coisa, entender qual é a disponibilidade da empresa. Isso porque um condomínio nunca é igual ao outro: todos são repletos de particularidades e exigem atenção e dedicação, sendo imprescindível saber gerenciar o tempo da administradora a fim de saber quantos novos clientes de fato se deseja (e consegue) ter.

Lembre que será preciso atuar na manutenção do empreendimento e na resolução de problemas pontuais, e isso exigirá visitas em alguns momentos. As visitas, por si só, devem estar especificadas na proposta que você encaminhará, mas podem ocorrer também em caráter de emergência: por isso é importante refletir sobre o quanto sua empresa de fato pode se doar para cada cliente.

Você já entende a responsabilidade que seu trabalho representa, compreende que estará lidando com pessoas todos os dias e, de fato, quer ter ao menos mais um condomínio como cliente?

Então, agora, é hora de agir de forma estratégica e certeira, para que o corpo diretivo perceba as vantagens que existem em contratar sua administradora.

Vamos às estratégias!

4 Estratégias para captação de novos clientes para administradora 

1. Não faça uma proposta generalista: cada condomínio é único

É de máxima importância criar uma proposta que seja customizada e pensada de fato no condomínio que se deseja conquistar como cliente. Para isso, faça uma ampla pesquisa para colher o maior número possível de informações, a fim de aprender mais sobre o empreendimento.

Também é válido fazer uma visita ao local. Assim, será possível identificar se existem melhorias que sua empresa poderá fazer e problemas que poderá solucionar, e colocá-los na proposta.

Sempre tenha em mente que, se você deseja trabalhar com um condomínio específico, é importante pensar em iniciativas que façam brilhar os olhos do corpo diretivo desse condomínio, e não em iniciativas “mais do mesmo”, que sejam aplicáveis em qualquer condomínio do mercado.

2. Seja, de fato, profissional

Evite, ao máximo, enviar propostas somente por e-mail, ou mesmo ficar tentando contato com os responsáveis pelo condomínio via redes sociais.

O ideal é entregar qualquer papel em mãos, bem como se vestir adequadamente e, no momento da conversa presencial, ter ao seu lado outros profissionais da administradora, que reforcem a qualidade do serviço oferecido. Ao levar um especialista em finanças que seja seu parceiro, por exemplo, grandes são as chances de passar mais credibilidade e mostrar que, de fato, poderá fazer a diferença no condomínio.

Agir dessa forma, por sinal, te ajudará a mostrar que, para o condomínio, existem mais vantagens em contratar uma administradora profissional, do que fazer autogestão. Afinal, as administradoras são imparciais na resolução de questões diversas, e contam com uma boa rede de apoio.

3. Construa o networking de sua equipe

E por falar em rede de apoio, uma das principais estratégias quando o assunto é captação de novos clientes é investir em seu networking, e no de sua equipe.

E, nesse quesito, vale a pena que você e os demais membros da empresa se relacionem tanto com outras administradoras quanto com síndicos, funcionários de condomínios e profissionais que venham a contribuir para que um serviço de excelência seja prestado.

Ao surgir uma oportunidade de administração em um condomínio específico, algumas pessoas dessa rede poderão te indicar. E, construindo e mantendo um bom relacionamento com profissionais específicos, como o especialista em finanças citado anteriormente, você terá mais chances de construir uma equipe robusta e, consequentemente, terá grandes chances de conseguir novos clientes.

4. Invista também em conhecimento e experiência

Antes de fazer a captação de novos clientes para sua administradora, é importante que você invista tempo e dinheiro também em conhecimentos e experiências que irão enriquecer seu currículo e o de sua equipe, tornando mais atrativa qualquer proposta que venha a ser formatada.

Mesmo aquela faculdade ou aquele curso livre, que é voltado para administração e não parece ser muito útil, pode ser um divisor de águas. Afinal, conhecimento nunca é demais e, sabendo colocá-lo em prática a favor de sua empresa, você certamente conseguirá bons clientes.

Reter clientes é tão importante quanto captá-los

Os esforços de retenção de clientes devem ser mais frequentes que aqueles empregados em captá-los. Sendo imprescindível não negligenciá-los.

Afinal, manter um cliente é muito mais fácil do que ter que conquistar clientes novos. Então, depois de seguir as dicas acima, será hora de adotar outras estratégias para manter sua empresa como administradora nos condomínios que conseguiu captar.

Alguns exemplos dessas estratégias incluem:

Seguindo esses passos, as chances de conseguir manter seus clientes por muito tempo são bem maiores!

A captação de novos clientes e a retenção deles parecem difíceis?

Todo o processo para conseguir e reter condomínios como novos clientes exige um pouco de esforço e, de fato, pode parecer difícil, principalmente para administradoras que estão iniciando no mercado.

Mas é possível contar com conteúdos e materiais de qualidade, pensados justamente para te auxiliar nessa trajetória. Caso você tenha dúvidas específicas sobre como fazer uma proposta para condomínio, por exemplo, pode se inspirar na sugestão de estrutura disponibilizada no final deste artigo sobre captação de novos condomínios.

Já que você pretende dar um passo a mais e realmente aprender a fundo como captar novos clientes, mantê-los fidelizados e se destacar no mercado, faça sua inscrição no curso Captação e Retenção de Condomínios, que, mesmo voltado para síndicos profissionais, também faz a diferença para administradoras.

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