O seu navegador é muito antigo :-(

Dica: Troque gratuitamente para um navegador mais atual para ter uma melhor experiência no SíndicoNet ;-)

Escolha um navegador ×
Marcio Rachkorsky

Casa-Grande & Senzala

Convivência nas áreas comuns entre moradores e funcionários deve ser livre de preconceitos

por Marcio Rachkorsky

Minha coluna de hoje versaria sobre transparência nas contas do condomínio. Mudei de ideia e resolvi escrever sobre o preconceito que ainda impera no nosso país - disfarçado, covarde, vergonhoso.

Enquanto escrevia sobre as contas, meu celular não parava de tocar. Atendi, pois parecia urgente. Era uma mulher nervosa, perguntando seu eu era o síndico do prédio dela.

– Sim, sou o síndico profissional.

– O senhor sabe que o aniversário do filho do zelador será no salão de festas do prédio?

– Sim, eu sei e autorizei.

– Que eu saiba, nosso regulamento proíbe que funcionários utilizem as áreas comuns!

– Poxa, mas ele trabalha no prédio há mais de dez anos e mora nele com sua família. É a sua casa.

– É um absurdo, ele é nosso empregado, não um condômino. Quero que o assunto seja levado para discussão na próxima assembleia.

– Sim, senhora, discutiremos o assunto e solicito a sua presença.

– Aproveitando, quero falar sobre o absurdo que vem ocorrendo na academia: algumas domésticas fazem as aulas e usam os aparelhos.

– Compreendo a sua indignação, mas as domésticas em questão moram no trabalho. Elas podem, assim, utilizar as áreas comuns. É o mesmo critério que utilizamos para um parente que vem morar temporariamente em sua casa.

Ao final da longa e enfadonha conversa, a ilustre senhora pediu sigilo e discrição. Segundo ela, "esse pessoal é meio vingativo".

A discussão seguiu pelos corredores, avançou para as redes sociais e logo percebi que muitos vizinhos concordam com a tal senhora.

Uma vizinha falou sobre "o absurdo que aconteceu no sábado, quando a babá entrou na piscina com o bebê, ainda por cima em trajes de banho". Outro morador comentou "o porteiro participa do futebol que acontece toda quinta de noite".

Condomínios possuem regras internas. Isso não se discute. Há, contudo, preceitos constitucionais vedando qualquer forma de discriminação por cor, credo e condição social.

Já vencemos o famigerado "elevador de serviço". Agora vamos caminhar para uma relação mais harmoniosa e equilibrada com os "serviçais" nas áreas comuns.

 
(*) Advogado, graduado pela PUC-SP, pós-graduado em direito contratual pelo CEUSP, especialista em condomínios, comentarista da Rádio CBN - Programa “Condomínio Legal”, membro da equipe “Chame o Síndico” do Fantástico da Rede Globo, autor do áudio-livro “Tudo Que Você Precisa Ouvir Sobre Condomínios” – Editora Saraiva, membro da Comissão de Direito Imobiliário e Urbanístico da OAB-SP; membro do Comitê Jurídico da AABIC (Associação das Administradoras de Bens, Imóveis e Condomínios de São Paulo), Presidente da Assosíndicos – Associação dos Síndicos do Estado de São Paulo, Coordenador do curso “Temas Jurídicos Aplicados aos Condomínios”,  da Escola Superior de Direito Constitucional;  colunista do jornal Carta Forense; colaborador e colunista do Jornal do Síndico; colunista da revista “Em Condomínios”; Colaborador do Caderno de Imóveis da Folha de São Paulo; colunista do “Guia Qual Imóvel”,  Palestrante e Conferencista.

Aviso importante:

O conteúdo exibido nesta seção é gratuito, e apresenta caráter meramente informativo. O Portal SíndicoNet não se responsabiliza pelo conteúdo, nem pelas decisões baseadas nas opiniões e recomendações contidas nesta seção. Assim, o Portal SíndicoNet se exime de qualquer responsabilidade pelos eventuais danos ou prejuízos, de qualquer natureza, que possam decorrer da utilização deste conteúdo, por qualquer meio ou processo, e para quaisquer fins. Em caso de dúvidas, é indispensável a consulta a um advogado ou especialista.
Para saber mais, acesse nosso Regulamento de Uso.

Depoimentos

próximo
Receba nossos Boletins

Mantenha-se Informado com as últimas notícias da área em seu email:

{{errorMessage}}

Assinatura efetuada com sucesso!

carregando...