Caso Sabesp

Condomínio ganha na justiça restituição de tarifa. Entenda

Por Mariana Ribeiro Desimone

segunda-feira, 18 de junho de 2018

Condomínio ganha na justiça restituição da tarifa de contingência aplicada pela Sabesp

Em ação judicial assessorada pela Resgata e movida pelo Condomínio Costa Del Sole, juiz dá sentença favorável em processo contra a concessionária.

O dia de 05/06 marcou um passo importante na busca pelos direitos perante a cobrança da tarifa de contingência, aplicada pela Sabesp durante a crise hídrica.

Essa vitória, do condomínio Costa Del Sole, abre um precedente importante rumo à restituição dos valores pagos indevidamente pelos condomínios, de acordo com a Resgata, empresa que está à frente desse processo que busca reaver cobranças  possivelmente indevidas por parte da Sabesp.

Entenda mais sobre a sentença

O juiz da 3a Vara Cível de São Paulo sentenciou a Sabesp a ressarcir integralmente os valores cobrados indevidamente do Condomínio Costa Del Sole com atualização monetária e acrescidos de juros moratórias de 1% ao mês. A decisão foi julgada com muita agilidade e é a única sobre o assunto, ou seja, não existem outras sentenças que sejam negativas.

“Essa decisão é uma boa notícia para os mais de mil condomínios que já aderiram a campanha contra Sabesp. Acreditamos que com esse resultado possamos triplicar o número de condomínios participantes nos próximos meses”, comenta Gianluca Pagano, presidente da Assecivil – associação civil que lidera a inciativa contra a Sabesp.

A Resgata, startup que identificou o erro,  já analisou mais de 20.000 contas de água e constatou que 39,6% deste total pagou indevidamente a tarifa de contingência. Já o valor médio de resgate por condomínio equivale a 4,5 vezes o valor da sua conta mensal de água e pode chegar a até 10 contas.

Bruno Dollo, fundador da Resgata, afirma que a startup já identificou cobranças indevidas em outros segmentos e  prepara para oferecer esses novos serviços ainda em 2018.

Para saber se seu condomínio é elegível ao erro, basta fazer a adesão no site www.resgata.com.br . Segundo Bruno, a startup faz a gestão de todo o trabalho e isenta o condomínio de qualquer risco e pagamento prévio.

Sobre o erro

A empresa afirma que o equívoco foi ocasionado por uma divergência entre o comunicado divulgado na época pela Arsesp (agência reguladora) e aplicado pela Sabesp, e a Deliberação ARSESP nº 545/2015, que autorizou a cobrança da tarifa de contingência pela Sabesp.

A multa teria que ser aplicada apenas sobre a quantia do consumo excedente. Essa regra está clara na Deliberação, que foi publicada no Diário Oficial e que possui força de lei. No entanto, a Sabesp por motivos até agora desconhecidos e não esclarecidos por ela, considerou o cálculo sobre o total acumulado, divulgado no comunicado da Arsesp, porém, totalmente divergente da norma legal", explica Link.

A estimativa é que a concessionária tenha arrecadado mais de R$ 600 milhões com a oneração dos consumidores, gerando um potencial de resgate acima de R$ 1 bilhão. Segundo a Resgata, os segmentos mais afetados foram condomínios residenciais e comerciais, hotéis, academias, lavanderias, bares e restaurantes, clubes, escolas, spas, postos de gasolina, igrejas e cabelereiros, além dos consumidores finais.

Poderão solicitar o resgate os consumidores da Sabesp nas seguintes cidades: São Paulo, Arujá, Barueri, Bragança Paulista, Biritiba-Mirim, Caieiras, Cajamar, Carapicuíba, Cotia, Diadema, Embu das Artes, Embu-Guaçu, Ferraz de Vasconcelos, Francisco Morato, Franco da Rocha, Hortolândia, Itapecerica da Serra, Itapevi, Itaquaquecetuba, Itatiba, Jandira, Jarinu, Joanópolis, Mairiporã, Mogi das Cruzes (bairro Divisa), Monte Mor, Morungaba, Nazaré Paulista, Paulínia, Pinhalzinho, Piracaia, Osasco, Pirapora do Bom Jesus, Poá, Ribeirão Pires, Rio Grande da Serra, Salesópolis, Santana de Parnaíba, São Bernardo do Campo, Suzano, Taboão da Serra, Vargem e Vargem Grande Paulista.

Sobre a Resgata

A Resgata é uma plataforma online de defesa do consumidor que identifica cobranças indevidas e oferece o resgate dos créditos provenientes destas cobranças de maneira prática, sem risco e sem custo para o cliente.

Assessoria de imprensa da Resgata