Mercado

Mercado valorizado

RJ: Estado é o que mais concentra moradores de condomínios

quinta-feira, 29 de fevereiro de 2024
Vista aérea da capital do Rio de Janeiro mostra inúmeros prédios
Quase 6% da população fluminense vive em condomínios
Reprodução/ iStock

Censo 2022: Rio de Janeiro é o estado com maior proporção de condomínios do Brasil

Apesar de em números absolutos São Paulo ser o estado com mais domicílios do tipo condomínio, é a população fluminense que proporcionalmente mais mora neles

O Distrito Federal é a unidade da federação com a maior proporção de pessoas morando em apartamentos (28,7%). Já o Piauí tem maior proporção da população vivendo em casas (95,6%). Mas o estado com a maior proporção da população vivendo em condomínios (ou casa de vila) é o Rio de Janeiro, de acordo com dados do Censo 2022, divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) na sexta-feira (23).

Para o IBGE, a categoria é utilizada quando o domicílio está localizado em uma edificação que faz parte de um grupo de casas com acesso único a um logradouro.

Quase 6% da população fluminense vive em condomínios (ou casa de vila, como também define o instituto). Esse tipo de domicílio abriga, nacionalmente falando, apenas 2,4% da população, mas o percentual tende a crescer cada vez mais. No Censo de 2010, a categoria casa de vila ou em condomínio abrigava apenas 1,6% da população.

Para efeito de comparação, São Paulo, que é o estado que contabiliza mais domicílios, com 16.224.248 no total, tem apenas 374.755 moradias de condomínio. O Rio de Janeiro, que tem um total de 6.152.051 domicílios, tem 365.621 nessa categoria.

Cidade do Rio também tem mais condomínios

Quando o foco é a capital do Rio de Janeiro, ela é disparada a que mais tem domicílios do tipo condomínio – são 172.196 para um total de 2.436.971. Enquanto isso, na capital de São Paulo, são apenas 72.884 domicílios do tipo, contra um total de 4.307.665 domicílios.

Depois do Rio e São Paulo, as cidades com mais domicílios do tipo condomínio são Fortaleza, Belém, Curitiba, Brasília e Maceió. Já 1.071 municípios não têm sequer um domicílio categorizado como condomínio.

Fonte: https://exame.com/brasil/censo-2022-rio-de-janeiro-e-o-estado-com-maior-proporcao-de-condominios/