Manutenção

Colapso estrutural

SC: Prédio de 12 andares corre risco de desabar após ruptura de viga

terça-feira, 16 de janeiro de 2024
Rachadura na parede é indício de risco de desabamento
Residencial já passava por reparos durante o incidente
Reprodução/ Leo Munhoz/ ND

Prédio com risco de desabar é evacuado às pressas na Beira-mar de Florianópolis

Edifício apresenta rachaduras e fissuras nas paredes dos apartamentos e moradores foram retirados do local; condomínio contratou engenheiro particular para avaliar riscos de desabamento

Um prédio colapsou na Beira-mar de Florianópolis nessa segunda-feira (15) após o rompimento de uma viga da estrutura do edifício, segundo informações da Defesa Civil da Capital. O prédio, localizado na Travessa Abílio de Oliveira, precisou ser evacuado às pressas por conta do risco de desabamento.

A Defesa Civil e o CBMSC (Corpo de Bombeiros de Santa Catarina) foram acionados para atender a ocorrência. O edifício está sendo reformado e passava por reparos no momento do incidente.

De acordo com o CBMSC, por volta das 18h36, o engenheiro responsável pela reforma do condomínio estava no local para ajudar na avaliação da estrutura.

Os bombeiros informaram ainda que estão preparando o edifício para o “processo de escoramento” — nome dado à contenção emergencial feita para evitar o desabamento de uma estrutura.

Segundo o superintendente da Defesa Civil de Florianópolis, Luiz Eduardo Machado, uma viga e um pilar lateral do prédio se romperam.

“Há algum tempo o condomínio identificou que tinha um problema em um dos pilares e vigas do prédio naquele perímetro. Eles contrataram uma empresa especializada para investigar. No momento em que estavam expondo as armaduras, houve o colapso parcial. Uma viga de periferia, que fica mais ao lado, rompeu, e os ferros estão todos expulsos do concreto, onde houve um indicativo de um leve cisalhamento“, explica o superintendente.

Cisalhamento – ou tensão de cisalhamento – é o nome dado a um fenômeno de distorção ou deformação, provocado pela pressão causada por uma ou mais forças, atuando na mesma direção.

O edifício, chamado Morada do Norte, fica localizado na Travessa Abílio de Oliveira, na Beira-mar de Florianópolis, tem 12 andares e foi construído há 42 anos.

No entanto, segundo o superintendente, a obra não teve a ver com o incidente.

“Inicialmente, o que vimos ali, o problema é um erro de execução, não tem nada a ver com o que o pessoal estava fazendo ali, é da construção”, completa Luiz Eduardo Machado.

O colapso teria ocorrido por volta das 16h. Segundo uma moradora do sexto andar, que não quis ser identificada, foi possível sentir “um tremor”. Logo em seguida, os moradores foram orientados a evacuar o prédio.

Quando a reportagem chegou no local, alguns moradores aguardavam por notícias na calçada e esperavam a liberação das equipes de segurança para entrar e fazer a retirada dos pertences.

De acordo com a Defesa Civil, o perímetro do prédio não tem risco e por isso não foi necessário evacuar ou interditar os edifícios próximos.

Em nota, o órgão informou que discute “um plano” junto à “empresa contratada pelo condomínio” para que seja feita “uma estabilização emergencial”.

Fonte: https://ndmais.com.br/seguranca/predio-risco-desabar-evacuado-pressas-beira-mar-florianopolis/