O seu navegador é muito antigo :-(

Dica: Troque gratuitamente para um navegador mais atual para ter uma melhor experiência no SíndicoNet ;-)

Escolha um navegador ×
Ambiente

Coleta seletiva em São Paulo

Condomínios fazem abaixo-assinado pela Coleta Seletiva

Publicado em: quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

“Estamos sediando a reunião do C40, mas com certeza não contaram que reciclamos apenas 1% do nosso lixo”, explica o Presidente do Grupo EPX, Dostoiéviski Vieira.

A cidade de São Paulo produz mais de 15 mil toneladas de lixo todos os dias, mas apenas recicla 155 toneladas, através de 70 caminhões, ou seja, apenas 1% do que produzimos. Apenas como exemplo, Curitiba e Porto Alegre reciclam 100% do que é jogado fora. Em seus 40 mil condomínios da cidade, alguns possuem ainda uma caçamba que foi doada no passado para separar o que é orgânico do que não é, mas o que fazer se a coleta seletiva é extremamente restrita e ineficaz?

Para Dostoieviski Vieira, presidente do Grupo EPX, que organiza o Mega Pró-Síndico, maior evento da América Latina que acontece nos próximos dias 3 e 4 (junho de 2011) e reúne cerca de 5 mil síndicos, o problema é gravíssimo e os administradores querem colaborar com o meio-ambiente, mas não conseguem. “Os síndicos são pessoas politizadas e com uma visão de futuro. Eles sabem que o lixo de São Paulo precisa ir para algum lugar e que se não tomarmos nenhuma medida, em breve a cidade entrará em colapso. Porém, não resta muito o que fazer se não existe apoio da prefeitura”, explica.

Para reciclar é muito simples. Basta que cada morador separe o que é orgânico do que é reciclável. Não precisa separar latas, vidros e outros materiais. Entretanto, quando passa o caminhão da prefeitura tudo é misturado e jogado no aterro sanitário. Como alternativa, o próprio condomínio pode procurar uma cooperativa de catadores, mas estes casos são raros, pois precisa ser uma grande quantidade estocada e muitas delas não possuem logística para isso. “Sem o apoio público fica praticamente impossível. Estamos sediando a reunião do C40, mas com certeza não contaram que reciclamos apenas 1% do nosso lixo”. 

Abaixo-Assinado

Na 31º Edição do Mega Pró-Síndico, maior evento da América Latina que espera receber cerca de 5 mil síndicos, será realizado um abaixo assinado por uma coleta seletiva eficiente e eficaz. O manifesto que representa quase 30 mil condomínios da capital e cerca de 5 milhões de pessoas, será entregue ao prefeito Gilberto Kassab. “A prefeitura está com R$ 6,9 bilhões de sobra de caixa. Se houver vontade política, ainda é possível ganhar com o lixo. Não apenas com a reciclagem, mas também com o crédito de carbono que pode ser gerado, além de benefícios como a geração de renda para pessoas mais carentes”, diz Vieira.

Sobre o evento

Lançado em 2004, o Mega Pró-Síndico, evento pioneiro no Brasil e que se espalhou por diversas cidades, tem o objetivo de qualificar, discutir novas propostas e oferecer o que existe de mais avançado em tecnologia para os síndicos e conselheiros dos condomínios. Até agora, já passaram por estes eventos, mais de 50 mil pessoas e são esperadas para este ano 5 mil representantes, que cuidam de mais de 1 milhão de moradores. “O que acontece neste evento repercute na vida de muita gente. Nós somos o centro que reúne todas as pontas deste universo. Desde o empresário que acaba de lançar uma novidade no mercado até o advogado que explica como administrar uma briga entre vizinhos”, ressalta.

Alguns assuntos, todos os anos estão entre os mais procurados, entre eles, o planejamento financeiro. “Hoje, diferente de alguns anos atrás, posso dizer que o mercado se profissionalizou muito. Mesmo assim, diversos condomínios vivem endividados. Alguns em função da inadimplência, mas outros, pela simples má gestão dos recursos”. O item segurança também está sempre atual. Apesar dos sistemas extremamente avançados, ainda hoje os assaltos ocorrem. “Não adianta nada investir uma fortuna em tecnologia, se o porteiro não for bem treinado e abrir a portão para qualquer um. É preciso qualificação para a mão-de-obra, que hoje é muito precária”.

A entrada é gratuita mediante 1kg de alimento não perecível (exceção de sal e açúcar – doado para a Casa Hope). Síndicos, subsíndicos, membros do conselho e aberto também para moradores que querem saber das últimas novidades, desde que se inscrevam pelo site: www.prosindico.com.br/mega. As inscrições se encerram em 02 de junho.

 

Evento – Mega Pró-SíndicoDia – 3 e 4 de Junho de 2011Sexta: a partir das 13:30hs  Sábado: a partir das 8:30hs. Local – Holiday Inn Parque Anhembi/SP. Endereço – R. Prof. Milton Rodrigues, n.º 100 – ao lado do Anhembi – Estacionamento na porta do hotel

Aviso importante:

O conteúdo exibido nesta seção é gratuito, e apresenta caráter meramente informativo. O Portal SíndicoNet não se responsabiliza pelo conteúdo, nem pelas decisões baseadas nas opiniões e recomendações contidas nesta seção. Assim, o Portal SíndicoNet se exime de qualquer responsabilidade pelos eventuais danos ou prejuízos, de qualquer natureza, que possam decorrer da utilização deste conteúdo, por qualquer meio ou processo, e para quaisquer fins. Em caso de dúvidas, é indispensável a consulta a um advogado ou especialista.
Para saber mais, acesse nosso Regulamento de Uso.

Depoimentos

próximo
Receba nossos Boletins

Mantenha-se Informado com as últimas notícias da área em seu email:

{{errorMessage}}

Assinatura efetuada com sucesso!

carregando...