O seu navegador é muito antigo :-(

Dica: Troque para um navegador moderno para ter uma melhor experiência no SíndicoNet 😉

Saiba mais ×
Odirley da Rocha

Como aproveitar as redes sociais para se conectar aos moradores?

Dedicar parte do tempo para se comunicar com os moradores, inclusive interagindo via redes sociais, demonstra interesse por parte do síndico e reduz atritos

01/04/22 02:56 - Atualizado há 2 anos
WhatsApp
LinkedIn
Mulher segurando o celular e navegando nas redes sociais
As redes sociais estão ao alcance de todos, sejam jovens ou idosos. Com gestos simples nas plataformas, síndico se aproxima de todos
iStock

Por Odirley Rocha*

Precisamos entender que as pessoas gostam de ser impactadas e necessitam de atenção. Porém, a correria do mundo de hoje está nos fazendo esquecer de estarmos próximo dos nossos moradores. As conversas com eles são só para 'apagar incêndio'. 

As redes sociais podem diminuir esse atrito e fazer você ficar mais próximo deste morador. É isso mesmo que você leu: as redes sociais vão te aproximar do seu morador.

Importe-se com os moradores e demonstre com tempo e gestos simples 

Separe todos os dias 45 minutos do seu tempo para:

  • encaminhar um artigo sobre uma nova lei para um morador advogado - comenta que você lembrou dele e peça sua opinião sobre o assunto;
  • mandar uma frase de conforto para uma moradora da melhor idade que está com problemas de saúde;
  • enviar uma foto de uma flor para aquela moradora que ama flores com uma mensagem de bom dia;
  • mandar um áudio para aquele morador que tem dificuldades de ler, desejando uma boa semana...

"Síndico, importe-se de verdade com os seus moradores. Eles precisam de sua atenção e de seu tempo. Você precisa arrumar tempo para os seus moradores, senão, eles arrumarão tempo para tirar você."

"Odirley, mas no meu condomínio só existe pessoal da terceira idade".

Como será que este morador idoso está tratando as tecnologias? As redes sociais? Será que ele nunca fez uma chamada de vídeo para o filho que está distante? Será que este morador não tem o grupo de whatsapp dos amigos de antigamente? Será que não participa do grupo da família? 

Acho que as respostas para estas perguntas são todas "sim". Veja o que diz este estudo da Euromonitor, líder no fornecimento de inteligência de negócios e análise estratégica de mercado globalmente:

82% dos consumidores com mais de 60 anos possuem um smartphone e 45% deles já fizeram alguma transação bancária pelo smartphone e 60% já utilizam redes sociais.

"Vamos parar e refletir: será que nós, gestores condominiais, não estamos menosprezando a capacidade de conexão das pessoas de melhor idade?  Será que esta ideia que temos de que elas estão longe das tecnologia não é ultrapassada?" 

Redes sociais: oportunidade de conexão com moradores de todas as idades

Você sabia que adolescentes dos nosso condomínio estão encontrando mais alívio falando com outras pessoas que têm as mesmas dificuldades, conectando-se a perfis específicos para adolescentes com problemas de saúde mental, por exemplo?

Cerca de 70% dos adolescentes afirmam que ficaram mais aliviados depois de uma conversa com outros jovens da mesma faixa etária pelo instagram, segundo estudo promovido pela Royal Society for Public Health.

Mas será que é só o adolescente que está procurando ajuda nas redes sociais?

Naqueles 45 minutos do dia que você vai investir para os seus moradores, dê uma olhada nas redes sociais deles e faça o que o marketing digital chama de social points: comente uma postagem no instagram, compartilhe uma postagem do facebook e mais: se for algo que pode ajudar outros moradores,  por que não pegar o link do post e mandar para os demais moradores?

"Pessoal olha que bacana este post do morador José do 401. Achei bem interessante e resolvi compartilhar com todos."

Imagine o sentimento deste morador vendo que o síndico do condomínio dele está interagindo e compartilhando seus posts? Como você acha que o morador José vai se sentir?

"Mas, Odirley, você não conhece meu condomínio. Aqui está fora daqueles números que você comentou no início da artigo. Aqui 100% são pessoas da terceira idade!"

Então vou te ajudar a fazer parte da história no seu condomínio. Você sabia que existem cursos específicos de redes sociais para as pessoas da melhor idade? 

Bora divulgar isso no seu condomínio! Coloque links destes cursos ou de aulas do YouTube para que este morador possa começar a entrar neste mundo.

Síndico, a rede social vai ter aproximar do seu morador, como você nunca esteve próximo antes.

FONTE: (*) Odirley Rocha é formado em Eletrotécnica e Eletrônica, com MBA em Gestão da Segurança Empresarial. No mercado de segurança há 23 anos; diretor de relacionamento do Porter Group. (https://portergroup.com.br/)

Web Stories

Ver mais

Newsletter

Captcha obrigatório

Confirmar e-mail

Uma mensagem de confirmação foi enviada para seu e-mail cadastrado. Acesse sua conta de email e clique no botão para validar o acesso.

Esta é uma medida para termos certeza que ninguém está utilizando seu endereço de email sem o seu conhecimento.
Ao informar os seus dados, você confirma que está de acordo com a Política de Privacidade e com os Termos de Uso do Síndico.
Aviso importante:

O portal SíndicoNet é apenas uma plataforma de aproximação, e não oferece quaisquer garantias, implícitas ou explicitas, sobre os produtos e serviços disponibilizados nesta seção. Assim, o portal SíndicoNet não se responsabiliza, a qualquer título, pelos serviços ou produtos comercializados pelos fornecedores listados nesta seção, sendo sua contratação por conta e risco do usuário, que fica ciente que todos os eventuais danos ou prejuízos, de qualquer natureza, que possam decorrer da contratação/aquisição dos serviços e produtos listados nesta seção são de responsabilidade exclusiva do fornecedor contratado, sem qualquer solidariedade ou subsidiariedade do Portal SíndicoNet.
Para saber mais, acesse nosso Regulamento de Uso.

Não encontrei o que procurava Quero anunciar no SíndicoNet