Jardins

Como combater pragas no jardim

Plantas exigem cuidados manutenção contínuos

Por Mariana Ribeiro Desimone

terça-feira, 14 de dezembro de 2010


Você sabia que muitos problemas e pragas nos jardins dos condomínios podem ser combatidos com alguns inseticidas naturais?

O ideal é sempre consultar um profissional, porque os defensivos agrícolas em geral são muito sérios.

A aplicação pode matar alguns insetos benéficos como as joaninhas e alguns pulgões, ou até mesmo matar as plantas. 

Para se livrar dos problemas comuns em jardins, como formigas, doenças, grama amarelada, cochinilhas etc., deve ser feita uma pulverização preventiva periodicamente contra fungos e pragas, utilizando sempre produtos de baixa toxicidade para evitar problemas de intoxicação de funcionários e moradores.

A paisagista dá algumas dicas rápidas e objetivas de prevenção e combate:

Problema no jardim Como prevenir Como combater
Grama amarelada Usa-se água ou adubação; no inverno recobrir o gramado com matéria orgânica Com água ou adubação; em casos mais graves é necessária a substituição de trechos ou do total do gramado
Formigas Utilizar formicida específico Com formicida específico
Cochinilhas (praga que produz manchas brancas em folhas) Pulverizar (ver receitas abaixo) Com óleo mineral (óleo de Neen)

Para combater problemas simples sem usar produtos industrializados mais agressivos, há algumas receitas e soluções mais comuns para o dia-a-dia, utilizando práticas da agricultura orgânica:

Para diluir e fixar remédios: Solução Adesiva

100 gramas de sabão de coco (½ barra) e 2,5 litros de água.

Pique o sabão de coco em pedaços pequenos e coloque em uma panela juntamente com a água. Leve ao fogo, mexendo sempre, até que o sabão esteja completamente dissolvido. Espere esfriar e guarde em recipiente fechado. Esta solução por si só não é capaz de controlar os problemas, ela tem a função de diluir, espalhar e fixar os remédios sobre as plantas. Use-a misturando bem com outras fórmulas, momentos antes das pulverizações.

Contra pragas e lagartas: Calda de Fumo

50 gramas de fumo em corda (cerca de 8 cm) e 1 litro de água.

Pique o fumo em pedaços miúdos e coloque em uma panela juntamente com a água. Ferva a mistura por 25 minutos, acrescente a solução adesiva, mexa bem, tampe a panela e espere esfriar.

Coe e pulverize sobre as plantas no mesmo dia, pois o princípio ativo é muito volátil. Utilize luvas e máscara ao trabalhar com o fumo, pois ele é tóxico. Ao aplicar sobre frutas e verduras, respeite um período de dez dias de carência antes da colheita e lave-os muito bem antes de consumir. Indicada contra cochinilhas, pulgões, lagartas, etc.

Contra pragas e doenças em geral: Calda Bordalesa

Utilize sempre equipamentos de proteção individual ao fazer e aplicar as caldas descritas. Não aplique em dias chuvosos, nem sob sol muito quente. Evite aplicar os produtos durante as florações, pois eles podem prejudicar seriamente a frutificação.

Você encontra os ingredientes da calda bordalesa em lojas de produtos agropecuários, já o fumo em corda é facilmente encontrado em floras, lojas de artigos religiosos e mercados municipais.

Estas são as receitas clássicas, utilizadas na agricultura orgânica, no entanto existem ainda muitas receitas alternativas e naturais para o controle de pragas e doenças.