Individualização de hidrômetros

Como é feita a Individualização de Água em Condomínios

Guia sobre Individualização de Hidrômetros em Condomínios

Por Julio Paim

quinta-feira, 16 de dezembro de 2010


O sistema de Medição Individualizada consiste na instalação de determinado tipo de equipamento (hidrômetro) capaz de medir individualmente o consumo de água de cada apartamento. Ou seja, o morador paga por aquilo que consumiu.

Sem esse sistema, a conta de água de todo o condomínio é calculada e entregue com um só montante. Esse método de cobrança não considera, por exemplo, que alguns apartamentos gastam mais ou menos água, logo, nem sempre é justo.

Além disso, o condomínio, muitas vezes, acaba arcando com a conta dos inadimplentes, já que é obrigado a pagar o total e dele não é possível descontar a parcela de quem não pagou.

Legislação

Nos municípios de São Paulo, Rio de Janeiro, Campinas, Belo Horizonte, Distrito Federal, entre outros, já existem Leis que impõem a obrigatoriedade dos hidrômetros individuais em projetos de novos condomínios. Em outras palavras, isso quer dizer que futuros condomínios já deverão oferecer aos seus moradores a conta de água individualizada.

Sobre este guia

A proposta deste material é fornecer todas as informações e orientações necessárias para quem pretende instalar o sistema ou para quem já usa a medição individualizada em seu condomínio.

 Confira no índice abaixo as páginas deste Guia

Índice:

Fornecedores

Fontes consultadas