Eleições para síndico

Como organizar eleições para síndico de condomínio

Organização e planejamento ajudam no sucesso da votação

Por Mariana Ribeiro Desimone

quarta-feira, 4 de maio de 2011


Em muitos condomínios a função de síndico é evitada a qualquer custo e vista como um trabalhão sem o menor retorno. Em outros, porém, há muita disputa. Há quem deseje ser síndico para ajudar a melhorar as condições do condomínio ou para obter uma remuneração extra, desconto ou isenção nas taxas mensais. Há também aqueles que almejam o status que o cargo traz .

Nesses locais, onde há grande disputa pela função, seria útil se os condôminos tivessem tempo (e vontade) para pesquisar as propostas e os perfis de cada candidato. Hoje em dia, há condomínios que exigem que o interessado tenha "Ficha Limpa" para poder competir.

De qualquer forma, não é qualquer pessoa que pode ser síndico. Para tanto, deve-se estar em dia com as despesas do condomínio. Especialistas também recomendam que o candidato não esteja com o seu CPF negativado em órgãos de proteção ao crédito. Fora isso, o responsável pelo condomínio pode ser uma pessoa ou empresa, e residir ou não por ali.

Como se preparar para a eleição:

Durante a assembleia de votação

Se prepare para a função

O que não fazer depois de eleito

Fonte: José Roberto Iamposky, da Paris condomínios, Rodrigo Matias, da administradora Matias, Ana Paula Pellegrino, diretora da Adbens, Sérgio de Castro, diretor de condomínios do Secovi-SP, livro ?Revolucionando o Condomínio?, de Rosely Schwartz, Angélica Arbex, da administradora Lello