Mudanças

Como organizar mudanças em condomínios

Síndico e zelador devem saber como orientar moradores de mudança

Por Mariana Ribeiro Desimone

quarta-feira, 3 de agosto de 2011


Fazer uma mudança requer muito planejamento, seja ela para uma casa ou condomínio. E essa organização prévia não é dever somente do morador que está chegando ou saindo do local.

O primeiro passo para sanar qualquer tipo dúvida é haver no regulamento interno do condomínio um item específico sobre o assunto. Lá devem constar alguns tópicos como:

- Veja aqui: Como atualizar o Regulamento Interno

O que o morador de mudança deve saber:

- Veja aqui: Kit de Boas Vindas para novos moradores

O condomínio também deve se organizar:

- Veja aqui: Modelo de ficha de controle para dias de mudança

Içamento

Mas e quando há algo maior, um móvel grande, um piano, por exemplo, que não caiba nem no elevador e nem passe pelas escadas?

Nesse caso, deve-se contratar uma empresa para içar esse tipo de objetos pela fachada da edificação. Em alguns casos, a própria empresa de mudança oferece este tipo de serviço.

O ideal é verificar se há alguma empresa já acostumada a fazer o serviço no prédio. Ao escolher a empresa, é importante que ela tenha um seguro de içamento. O novo vizinho deve ser alertado quanto a isso. Dessa forma, caso haja danos à fachada, ou às janelas de um vizinho, será a empresa a responsável por ressarcir o prejuízo.

Ao se utilizar esse tipo de serviço, mesmo que só seja içado um móvel, o transporte também deve ser agendado previamente com o condomínio. Assim, caso seja necessário isolar alguma área comum do condomínio, isso será feito com antecedência.

Cadastro atualizado

Com novos moradores, mesmo que inquilinos, deve haver a atualização dos cadastros. Isso é importantíssimo, tanto para a administradora quanto para o síndico do local, já que permite localizar os moradores em momentos de emergência Veja quais dados devem ser pedidos:

Material de apoio

Fontes consultadas: Marcio Bagnato, diretor da administradora Habitacional, José Roberto Graiche, diretor da Graiche administradora, Vânia Dal Maso, gerente geral de condomínios da administradora Itambé, Rosely Schwartz, consultora SíndicoNet, professora do IPT e autora do livro Revolucionando o Condomínio.