José Elias de Godoy

Como tornar sua residência menos vulnerável?

José Elias de Godoy dá dicas para deixar seu apartamento mais seguro

Por Thais Matuzaki

20/09/19 06:00 - Atualizado há 77 dias


Por José Elias de Godoy*

No último mês de agosto, 04 bandidos locaram um apartamento, no bairro de Higienópolis, região central da capital paulistana, para planejarem o assalto e realizarem o delito. Segundo matéria da VEJA:

"Bando faz arrastão em prédio de Higienópolis. Pelo menos quatro bandidos invadiram apartamentos e roubaram cerca de R$ 53 mil reais em moeda nacional e estrangeira

Um grupo com pelo menos quatro bandidos invadiu na tarde desta quinta-feira (22) dois apartamentos de um prédio em Higienópolis, bairro nobre do centro da capital. Segundo a polícia, os ladrões roubaram cerca de R$ 53 mil reais em moeda nacional e estrangeira, além de joias e outros pertences das vítimas. Os policiais acreditam que os criminosos alugaram um imóvel no prédio para planejar a ação. A suspeita apareceu por conta do depoimento de um dos proprietários cujo apartamento foi assaltado. Ele relatou que tinha colocado o imóvel para alugar há algum tempo e foi procurado por um homem que se mostrou interessado, mas não fechou negócio. Em julho, um rapaz de origem oriental alugou um outro apartamento por meio de uma empresa especializada em intermediação de imóveis. De acordo com os agentes, não havia ninguém no primeiro imóvel quando os bandidos invadiram. No segundo, a quadrilha rendeu um pedreiro e três mulheres que trabalhavam lá."

Portanto, para isto, devem ser adotadas algumas precauções mínimas e básicas para que os apartamentos também tenham medidas efetivas e eficazes de segurança. Confira as seguintes dicas:

Torna-se oportuno lembrar que para se ter a segurança próxima do ideal, as pessoas precisam mentalizar que a verdadeira proteção inicia-se com a prevenção

Apesar de tudo que se faça, em termos de segurança, nunca poderemos afirmar que os condomínios deixarão de ser totalmente vulneráveis. Contudo, se os condôminos atuarem desta maneira, todos os riscos serão amplamente minimizados.

(*) Consultor de Segurança em Condomínios pela empresa SUAT e autor dos livros "Manual de Segurança em Condomínios" e “Técnicas de Segurança em Condomínios".