O seu navegador é muito antigo :-(

Dica: Troque gratuitamente para um navegador mais atual para ter uma melhor experiência no SíndicoNet ;-)

Escolha um navegador ×
Administração

Comunicação direta

Em BH, condomínios trocam informações pelo rádio e aumentam segurança

Publicado em: quarta-feira, 22 de maio de 2013

Condomínios usam comunicação direta com a polícia para se proteger

O projeto da rede de comunicação já foi adotado em três bairros da capital mineira. Em um deles, até a escola decidiu participar.
 
Diante de qualquer movimentação suspeita na rua, o aviso de atenção é enviado pelo rádio. Os porteiros de vários prédios do bairro, na região sul de Belo Horizonte receberam treinamento: aprenderam a identificar atitudes perigosas e o que fazer diante da situação.
 
“É segurança para a gente que está trabalhando e para os moradores da região”, diz um porteiro.
 
A rede de comunicação é mantida pela associação de moradores, que diz ter 60 pontos de observação em todo o bairro. Trocando informações, eles têm colaborado e muito para a prevenção da criminalidade.
 
“Nós conseguimos diminuir bastante o número de ocorrências policiais no bairro. Chegando de três a quatro ocorrências, no máximo, por mês, no bairro”, conta o presidente da associação de moradores, Jeferson Rios.
 
O especialista em segurança Flavio Sapore diz que a iniciativa é boa, mas faz um alerta: tudo tem que ser feito dentro de regras e orientações policiais. “Esse tipo de parceria é muito útil. Ela é simples, ela não é complexa, ela não envolve nenhuma sofisticação tecnológica, mas, auxilia muito a capacidade da polícia de se antecipar ao crime”, avalia o especialista.
 
O projeto já foi adotado em três bairros da capital mineira. Em um deles, até a escola decidiu participar.
 
“Se uma rua avisa aqui, a outra já está de olho. Então, conseguimos gerenciar melhor”, diz a vice-diretora de escola, irmã Simone Marques Gariglio .
 
A polícia diz que a iniciativa tem ajudado na segurança. Para os moradores é uma tranquilidade a mais. “Sem dúvida nenhuma que isso tem trazido bastante tranquilidade para os moradores. A gente acredita que os benefícios estão sendo muitos”, conta o advogado Bernardo Werneck

Fonte: http://g1.globo.com/

Aviso importante:

O conteúdo exibido nesta seção é gratuito, e apresenta caráter meramente informativo. O Portal SíndicoNet não se responsabiliza pelo conteúdo, nem pelas decisões baseadas nas opiniões e recomendações contidas nesta seção. Assim, o Portal SíndicoNet se exime de qualquer responsabilidade pelos eventuais danos ou prejuízos, de qualquer natureza, que possam decorrer da utilização deste conteúdo, por qualquer meio ou processo, e para quaisquer fins. Em caso de dúvidas, é indispensável a consulta a um advogado ou especialista.
Para saber mais, acesse nosso Regulamento de Uso.

Depoimentos

próximo
Receba nossos Boletins

Mantenha-se Informado com as últimas notícias da área em seu email:

{{errorMessage}}

Assinatura efetuada com sucesso!

carregando...