O seu navegador é muito antigo :-(

Dica: Troque gratuitamente para um navegador mais atual para ter uma melhor experiência no SíndicoNet ;-)

Escolha um navegador ×
Mercado

Condomínio diferente

Projeto holandês traz moradia estudantil feita com contêineres

Publicado em: segunda-feira, 9 de setembro de 2013

 Condomínio estudantil feito com contêineres resolve problemas de moradia e meio ambiente

O Keetwonen, em Amsterdã, oferece mil unidades habitacionais completas que utilizam de forma inteligente água, energia e recursos naturais
 
Nas grandes universidades brasileiras, a moradia estudantil é, quase sempre, alvo de debate entre estudantes e administrações – um lado pede o aumento das vagas enquanto o outro defende que as finanças e/ou a infraestrutura não permitem isso. Mas uma iniciativa vinda de Amsterdã pode ser a solução para isso (e ainda ajudar o meio ambiente).
 
Todo o projeto foi concebido de acordo com a maneira que os estudantes gostariam de viver: com certo conforto e sem ter que dividir o chuveiro e o vaso sanitário com estranhos.
 
Em 2005, a empresa Tempohousing resolveu criar o maior condomínio estudantil do mundo utilizando contêineres velhos. Mil caixas de aço depois, o Keetwonen  é, atualmente, a segunda moradia universitária mais popular do país.  As “casas” vêm com banheiro, cozinha, varanda, quarto, sala de estudo e um sistema de ventilação.
 
Além do óbvio uso “verde” dos contêineres, a Keetwonen também integrou um telhado para acomodar a drenagem de águas pluviais, além de proporcionar a dispersão de calor e isolamento para as caixas de aço.
 
O aquecimento funciona com um sistema de caldeira de gás natural central. A água quente é fornecida por um tanque de 50 litros por casa e uma conexão de internet de alta velocidade está incluída, bem como um sistema central de telefonia para os visitantes na porta principal.
 
A “cidade universitária” ainda conta com café, supermercado, espaço de escritórios e área de esportes. As unidades são organizadas em “blocos” e cada bloco contém uma unidade de serviço com sistemas de eletricidade  e internet em rede. Os blocos têm uma área fechada interna para estacionamento de bicicletas.

Fonte: http://catracalivre.com.br/

Aviso importante:

O conteúdo exibido nesta seção é gratuito, e apresenta caráter meramente informativo. O Portal SíndicoNet não se responsabiliza pelo conteúdo, nem pelas decisões baseadas nas opiniões e recomendações contidas nesta seção. Assim, o Portal SíndicoNet se exime de qualquer responsabilidade pelos eventuais danos ou prejuízos, de qualquer natureza, que possam decorrer da utilização deste conteúdo, por qualquer meio ou processo, e para quaisquer fins. Em caso de dúvidas, é indispensável a consulta a um advogado ou especialista.
Para saber mais, acesse nosso Regulamento de Uso.

Depoimentos

próximo
Receba nossos Boletins

Mantenha-se Informado com as últimas notícias da área em seu email:

{{errorMessage}}

Assinatura efetuada com sucesso!

carregando...