O seu navegador é muito antigo :-(

Dica: Troque gratuitamente para um navegador mais atual para ter uma melhor experiência no SíndicoNet ;-)

Escolha um navegador ×
Marcio Rachkorsky

Condomínios horizontais,

Limpeza da porta e espaço para motos também foram os destaques dessa semana

O advogado especialista em condomínios Marcio Rachkorsky responde as dúvidas dos nossos leitores sobre vida em condomínio. Sua coluna é publicada a cada duas semanas, sempre às segundas-feira, aqui no SíndicoNet.

Para enviar sua pergunta para o Marcio Rachkorsky, use o espaço para comentários no final dessa página.

Condomínio horizontal

Pergunta 1, de Isabella Silva 

Marcio, moro em um condomínio horizontal. O valor da taxa condominial é cobrada por lote e não por casa. Os lotes aqui são de 800 m². Porém, há lotes com três ou quatro casas - e em cada residência há uma família morando com carros e etc.

Então o correto não seria a cobrança por casa? Ou seja, cada casa existente no lote paga uma taxa, ao invés de dividir uma taxa entre todas as casas do mesmo lote, uma vez  que eles usam toda a estrutura que o condomínio oferece. Estamos trabalhando para mudar o nosso estatuto nesta questão, pois hoje ele rege que a taxa seja cobrada por lote. Para fazer esta alteração, há alguma brecha na legislação em vigor, que para aprovar esta alteração, possa ser feita com aprovação de menos de 2/3 dos moradores? Pergunto, porque não é fácil em uma assembleia, para este fim, juntar esta quantidade de moradores.

RESPOSTA DO ESPECIALISTA

Qualquer alteração na convenção só pode ser feita com o quórum legal exigido, que no caso é de 2/3. Qualquer alteração sem o quórum poderá ser considerada ilegal. O importante neste caso é fazer um bom “trabalho de bastidor” no sentido de conscientizar todos os proprietários da importância e da necessidade da participação de todos e que caso não possam participar da assembleia que outorguem procurações a seus representantes a fim de atingir o número necessário de presentes.

Limpeza da porta

Pergunta 2, de Janaina Dalbo Meirelles 

A limpeza da porta do lado de fora dos apartamentos é responsabilidade de quem? Da faxineira do condomínio?

RESPOSTA DO ESPECIALISTA

A porta faz parte da unidade autônoma e deste modo, a responsabilidade é do condômino, cabendo a ele a sua manutenção e faxina. 

Espaço para motos

Pergunta 3, de Nodgi Barreto

Sou síndico de um condomínio. Nosso condomínio é dividido em dois tipos de unidades: coberturas e tipo. As coberturas têm duas vagas "presas" e as unidades tipo somente uma vaga e ainda temos 48 vagas destinadas a visitantes. O meu problema é que diversos moradores de nosso condomínio tem motos. Para que elas não ficassem espalhadas nas áreas comuns, desloquei uma de nossas vagas para motos, onde podem ser acondicionadas até 20 motos.

O problema é que não tem espaço para todos e já há moradores reclamando que não há espaço para sua moto. O meu objetivo de ajudar agora se tornou um grande problema! Como resolver essa situação?

RESPOSTA DO ESPECIALISTA

A solução do “problema” está na coletividade. Leve o assunto para uma assembleia de condôminos. Ela decidirá se vocês destinam outra vaga, ampliando o espaço para motos, se retiram a vaga existente e todos devem estacionar as motos fora do condomínio, enfim, cabe a todos decidirem qual a melhor solução. Usem a criatividade !!!

Aviso importante:

O conteúdo exibido nesta seção é gratuito, e apresenta caráter meramente informativo. O Portal SíndicoNet não se responsabiliza pelo conteúdo, nem pelas decisões baseadas nas opiniões e recomendações contidas nesta seção. Assim, o Portal SíndicoNet se exime de qualquer responsabilidade pelos eventuais danos ou prejuízos, de qualquer natureza, que possam decorrer da utilização deste conteúdo, por qualquer meio ou processo, e para quaisquer fins. Em caso de dúvidas, é indispensável a consulta a um advogado ou especialista.
Para saber mais, acesse nosso Regulamento de Uso.

Depoimentos

próximo
Receba nossos Boletins

Mantenha-se Informado com as últimas notícias da área em seu email:

{{errorMessage}}

Assinatura efetuada com sucesso!

carregando...