O seu navegador é muito antigo :-(

Dica: Troque gratuitamente para um navegador mais atual para ter uma melhor experiência no SíndicoNet ;-)

Escolha um navegador ×
Eventos

Contra a inadimplência

Curso de Direito Condominial terá ênfase em combate à inadimplência

Publicado em: quinta-feira, 24 de novembro de 2016

Síndicos voltam para a sala de aula para combater a inadimplência nos condomínios

“A experiência mostra que quanto mais conhecimento na área condominial, a administração de crises e inadimplência não se torna um sufoco. O gerenciamento se torna mais eficaz”, diz Rodrigo Karpat, professor e advogado especialista em direito imobiliário e condominial.

A inadimplência tem sido a palavra-chave neste momento de crise. A dificuldade em ajustar as contas do mês com o alto índice de desemprego tem chegado a altos níveis para a população brasileira. Nos condomínios, a situação não tem sido diferente, o não pagamento das despesas condominiais vem aumentando em comparação com o ano passado.

Dados mostram que, no mês de março de 2016, o número de ações de cobrança de condomínio cresceu 40,2% em relação ao mesmo período de 2015. Como administrador dos conjuntos habitacionais, o síndico deve ter conhecimento sobre o que pode e não pode fazer em casos de não pagamentos.

Não demorar no contato com o morador inadimplente é uma das atitudes.

“A experiência mostra que quanto mais conhecimento na área condominial, a administração de crises e inadimplência não se torna um sufoco. O gerenciamento se torna mais eficaz”, explica Rodrigo Karpat, advogado especialista em direito imobiliário e condominial.

O advogado e professor de Direito condominial estará lecionando o seu curso de direito condominial no próximo dia 28/11, Segunda-Feira, reunindo síndicos que buscam mais conhecimento na área.

Na CIESP/LAPA em São Paulo, Karpat dará o passo a passo para os síndicos administrarem a inadimplência e outros temas do mundo condominial. Mesmo com todas as liberdades administrativas, o especialista em direito imobiliário explica:

“É importante que todos entendam que o síndico pode e deve fazer tudo o que for possível para reduzir a inadimplência, mas é preciso entender que ele tem um poder limitado”.

Com a boa convivência e amizade, sempre pode acontecer de se ajudar aquele morador mais próximo, mas Karpat afirma que este não é o melhor caminho.

“O síndico deve excluir o lado emocional e a amizade com os vizinhos.O papel dele é o interesse comum. Outro ponto que é importante salientar é que o síndico não tem autonomia para conceder um desconto para o devedor. Este ato pode configurar enriquecimento ilícito, pois estariam prejudicando os demais moradores e incentivando a inadimplência”, ressalta Karpat.

O não pagamento pode gerar desavenças dentro do próprio condomínio com outros moradores que estejam em dia com os pagamentos. Além disso, Karpat explica que expor o devedor não é a maneira correta e pode gerar um processo contra o condomínio.

“São pequenas atitudes que podem definir se o condomínio sofrerá uma condenação por dano moral ou não. Por exemplo, é permitido que todos os demais moradores saibam quais unidades estão inadimplentes, entretanto, é considerado vexatório se for exposto no quadro de avisos do condomínio ou no jornal de circulação interna. É importante salientar que não é papel do condomínio ‘se vingar’ de quem não paga. Existem os meios legais para que a cobrança seja realizada e agora este processo está muito mais rápido”, afirma advogado especialista em direito imobiliário e condominial, que estará ensinando estas atitudes administrativas e outras como o uso de AirBnB nos condomínios, as atitudes que devem ser tomadas com moradores que praticam atitudes antissociais e outros temas.

Informações do Evento:

  • Evento:  Curso de Direito Condominial Modulo I e II
  • Professor:  Rodrigo Karpat, especialista e referência em direito Imobiliário e Condominial
  • Data: 28-11-2016
  • Horário: 18h30 às 22h30
  • Endereço: CIESP/LAPA  R. Pio XI, 500 - Alto da Lapa, São Paulo - SP

Aviso importante:

O conteúdo exibido nesta seção é gratuito, e apresenta caráter meramente informativo. O Portal SíndicoNet não se responsabiliza pelo conteúdo, nem pelas decisões baseadas nas opiniões e recomendações contidas nesta seção. Assim, o Portal SíndicoNet se exime de qualquer responsabilidade pelos eventuais danos ou prejuízos, de qualquer natureza, que possam decorrer da utilização deste conteúdo, por qualquer meio ou processo, e para quaisquer fins. Em caso de dúvidas, é indispensável a consulta a um advogado ou especialista.
Para saber mais, acesse nosso Regulamento de Uso.

Depoimentos

próximo
Receba nossos Boletins

Mantenha-se Informado com as últimas notícias da área em seu email:

{{errorMessage}}

Assinatura efetuada com sucesso!

carregando...