O seu navegador é muito antigo :-(

Dica: Troque para um navegador moderno para ter uma melhor experiência no SíndicoNet 😉

Saiba mais ×
Segurança

Contra fogo

Condomínios também devem tomar precauções para evitar incêndios

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013
WhatsApp
LinkedIn

 Risco de incêndios agora é preocupação também de condomínios, tanto nas áreas comuns quanto nos salões de festa

Nas últimas semanas, a preocupação com a segurança e a prevenção contra incêndios tem sido cada vez maior. Bares, boates e casas de shows e espetáculos vêm passando por uma análise rigorosa para evitar tragédias como a ocorrida no fim de janeiro em Santa Maria, no Rio Grande do Sul. Nos condomínios residenciais, a preocupação também aumentou. Especialistas recomendam alguns cuidados e medidas preventivas.
 
Apesar de não exigir um “alvará” para poder funcionar, os salões de festa dos condomínios oferecem os mesmos riscos que qualquer local com grande concentração de pessoas e, por isso, a segurança desta área é analisada junto ao projeto inicial e deve seguir as normas do Corpo de Bombeiros. Com o cumprimento das normas de segurança de todo o projeto, o condomínio recebe o “Habite-se”, título que confere status de segurança a obra.
 
Os salões, além de exigir o respeito à carga máxima de pessoas do local, devem ter saídas emergenciais de fácil acesso e manter sempre bem visíveis as sinalizações de extintores, hidrantes, rotas de fuga, escadaria, luz de emergência, porta corta-fogo, etc. Estas sinalizações devem estar presentes em toda a área comum do residencial, e devem também ser mantidas atualizadas e em bom estado para que a visualização e orientação dos moradores seja facilitada.
 
Nos condomínios, a tarefa de fiscalizar as medidas de segurança cabe aos síndicos e zeladores. Eles também são responsáveis por controlar a entrada de produtos tóxicos ou inflamáveis no condomínio. Porém, segundo o Gerente da Auxiliadora Predial, Julio Herold, a prevenção deve ser feita constantemente por todos, especialmente pelos moradores.
 
“O condômino que oferecer risco aos demais moradores ou visitantes e não respeitar as regras de utilização do salão de festas e das áreas comuns pode ser advertido e multado”, alerta Herold.
 
Caso seja o condomínio quem não respeita as normas de segurança, ele pode ser denunciado a Prefeitura local e receber multas pecuniárias e até mesmo sofrer interdições dependendo da gravidade da infração.

Fonte:

Matérias recomendadas

Web Stories

Ver mais

Newsletter

Captcha obrigatório

Confirmar e-mail

Uma mensagem de confirmação foi enviada para seu e-mail cadastrado. Acesse sua conta de email e clique no botão para validar o acesso.

Esta é uma medida para termos certeza que ninguém está utilizando seu endereço de email sem o seu conhecimento.
Ao informar os seus dados, você confirma que está de acordo com a Política de Privacidade e com os Termos de Uso do Síndico.
Aviso importante:

O portal SíndicoNet é apenas uma plataforma de aproximação, e não oferece quaisquer garantias, implícitas ou explicitas, sobre os produtos e serviços disponibilizados nesta seção. Assim, o portal SíndicoNet não se responsabiliza, a qualquer título, pelos serviços ou produtos comercializados pelos fornecedores listados nesta seção, sendo sua contratação por conta e risco do usuário, que fica ciente que todos os eventuais danos ou prejuízos, de qualquer natureza, que possam decorrer da contratação/aquisição dos serviços e produtos listados nesta seção são de responsabilidade exclusiva do fornecedor contratado, sem qualquer solidariedade ou subsidiariedade do Portal SíndicoNet.
Para saber mais, acesse nosso Regulamento de Uso.

Não encontrei o que procurava Quero anunciar no SíndicoNet