Crédito imobiliário

Caixa assina acordo com IBM para agilizar concessão de empréstimo

terça-feira, 4 de setembro de 2012

Parceria entre Caixa e IBM deve agilizar acesso ao crédito imobiliário

Leone Farias

A Caixa Econômica Federal, por meio de parceria entre a Caixa Participações (Caixapar), a IBM e a Funcef (Fundação dos Economiários Federais), acaba de fechar parceria estratégica para atuar na modernização de processos empresariais e serviços do crédito imobiliário e ampliar o acesso à casa própria. A parceria permitirá à Caixa proporcionar mais agilidade nas contratações para financiamentos habitacionais. Os clientes receberão ainda informação da situação de seus pedidos de crédito em tempo real, por meio de canais como internet e celular.

O acordo inclui a criação de uma nova empresa que utilizará uma plataforma tecnológica IBM adequada para a realidade brasileira. Esta plataforma, que inova e moderniza os processos de solicitação de crédito, representa uma melhoria significativa na experiência do cidadão.

O negócio foi realizado por acordo de cooperação que estabelece investimentos de capital diretos e indiretos na nova empresa, firmado entre a Caixa Participações, braço de investimentos da Caixa, a Funcef e a IBM.

Uma das consequências importantes dessa ação é a possibilidade de, em breve, o crédito imobiliário estar disponível 24 horas por dia, nos sete dias da semana, levando as propostas de financiamento e sua concretização ao local onde os negócios serão realizados. É, também, um importante passo rumo à plena informatização das operações de crédito imobiliário, quando será possível aos clientes realizarem a maior parte operacional dos negócios por meio da Internet, viabilizando a contratação por meio de escritura eletrônica, assinatura digital certificada e interação com Cartórios de Registros de Imóveis.

A contratação de crédito imobiliário sem circulação de papel - o chamado Processo Zero Papel - é outro passo importante, resultando em maior agilidade na realização das operações de crédito imobiliário, grande comodidade para os clientes e redução de custos.

O aumento da segurança nas operações para todas as partes envolvidas - Caixa, vendedores e compradores - define a ação dessa nova empresa, uma vez que haverá implementação de uma série de rotinas auditáveis em tempo real, viabilizando maior gestão de todo o fluxo do processo operacional, a partir do atendimento inicial ao cliente até o efetivo registro do contrato.

Segundo o presidente da Caixa, Jorge Fontes Hereda, o banco trabalha para a ampliação e a facilitação do acesso à moradia e, para isso, é preciso investir na qualidade de prestação de serviço ao cliente.

"Essa parceria demonstra a decisão de ampliar nossa agilidade e transparência no atendimento às demandas do cidadão", afirma Hereda.
Já o presidente da IBM no Brasil, Rodrigo Kede, destaca que o País está frente a uma importante oportunidade para introduzir tecnologia de ponta, que moderniza o sistema de crédito imobiliário, aplicando inteligência para gerenciamento de dados, com um nível de precisão e rapidez único, no mercado brasileiro.

Na opinião do presidente da Funcef, Carlos Caser, as perspectivas para o setor imobiliário são de crescimento, ampliadas pela introdução dessa tecnologia de ponta, indicando um grande potencial de retorno atrativo para os investidores.

A Caixa anunciou, recentemente, a ampliação do prazo de contratação de imóveis com recursos da poupança para 35 anos, e reduziu as taxas de juros, dependendo do nível de relacionamento do cliente com o banco.

"Além de a Caixa ser o banco com as menores taxas de juros relacionados à habitação, nossos clientes vão contar com mais comodidade e agilidade para adquirir a casa própria", afirma o presidente Jorge Hereda.

Fonte: http://www.dgabc.com.br