Coluna: De Olho no Mercado

Crédito para condomínios

Empreendimentos podem contar com empréstimos customizados

Por Mariana Ribeiro Desimone

segunda-feira, 29 de agosto de 2016


O final do ano pode ser um período especialmente turbulento para os condomínios.

O aumento na inadimplência, aliado à correção dos salários dos funcionários e do pagamento do décimo terceiro, pode ser a gota que transborda o copo das finanças do condomínio, caso a previsão orçamentária não esteja 100% nos trilhos.

Outro problema que pode preocupar síndicos e moradores é aquela obra grande e urgente que o condomínio precisa fazer, mesmo sem dispor dos fundos necessários.

O que fazer nesses casos?

A saída mais comum costuma ser optar por um rateio extra entre os condôminos. Entretanto, tal alternativa costuma ser desgastante tanto para os moradores quanto para o síndico.

Linha de crédito para condomínios

Outra saída que muitos síndicos vislumbram é obter um financiamento em algum banco. Mas afinal, existe linha de crédito para condomínios?

Para atender esse tipo de demanda, de síndicos que consultam seus bancos em busca de linhas de créditos e sempre saem de mão abanando, a Empresta Capital, Instituição Financeira autorizada e regulada pelo Banco Central do Brasil, disponibiliza uma linha de crédito específica para condomínios e fornecedores deste setor. 

“Muitas vezes o síndico e o conselho não querem aprovar uma cota extra para uma benfeitoria, já que isso poderia acarretar em ainda mais inadimplência”, aponta Otavio Beppler, diretor financeiro da empresa Empresta Capital, que oferece crédito customizado para condomínios.

Como funciona a tomada de crédito para condomínios

Ao contatar a empresa, a mesma faz uma simulação com as necessidades do condomínio, assim como de capacidade de pagamento, número de parcelas a serem pagas e para qual finalidade será o crédito.

“Além de oferecermos taxas competitivas, não pedimos garantias reais e nem avalistas. Fazemos os cálculos com base na arrecadação do condomínio”, explica Otavio.

Garantias reais seria algo como o condomínio oferecer um bem, por exemplo, os elevadores, ou futuras arrecadações, caso não honre com os pagamentos.

Para quem for usuário SíndicoNet, pode receber um orçamento detalhado por aqui.

A empresa costuma oferecer parcelamento em até 24 vezes de um empréstimo. 

“Mas sempre estamos focados em customizar ao máximo nossos serviços para cada cliente”, aponta o diretor da EMPRESTA Capital.

Produtos de crédito mais procurados por condomínios

Já oferecendo seus serviços há mais de dez anos no mercado, a empresa traçou o perfil dos produtos mais procurados pelos condomínios:

1. COBERTURA DE INADIMPLÊNCIA

Nesse caso, o condomínio enfrenta um período de alta inadimplência e não consegue, assim, cobrir seus gastos mensais. 2.  

2. TERCEIRIZAÇÃO DOS FUNCIONÁRIOS

Quem deseja terceirizar os funcionários do seu condomínio precisa, em primeiro lugar, ter fundos para fazer a rescisão de maneira correta. O que nem sempre é a realidade do condomínio. 

3. OBRAS EMERGENCIAIS OU DE INDIVIDUALIZAÇÃO DE ÁGUA E/OU EFICIÊNCIA ENERGÉTICA

Obras emergenciais ou de individualização de água e/ou de eficiência energética

Muitas vezes, para começarmos a economizar, devemos investir um pouco. Esse é o caso quando o condomínio deseja investir em eficiência energética, e quer instalar lâmpadas do tipo LED, ou deseja fazer a individualização da medição de água no condomínio.

“Esse é o tipo de situação que o empréstimo deve ser encarado como um investimento para o futuro do condomínio”, argumenta Otavio.

Outro cenário também bastante comum é quando há uma obra emergencial que não pode ser adiada, como um cano estourado, ou a troca imediata do portão – e o condomínio não conta com esse dinheiro em caixa.

Contato:

Nota: a coluna “De olho do mercado” se refere a informes publicitários. Esse tipo de texto publicitário serve para que um anunciante escolhido pela equipe do SíndicoNet explique como funciona seu produto ou serviço de maneira diferenciada. O SíndicoNet não trabalha com matérias pagas, e essa é a nossa maneira de lhe dizer que esse conteúdo é publicitário, e que foi escolhido cuidadosamente para você, nosso leitor. Caso tenha dúvidas sobre outros conteúdos publicitários no nosso portal, por favor, nos escreva aqui. Isso reafirma o nosso compromisso com a transparência do nosso conteúdo.