Mercado

Crédito para condomínios

Acordo entre Condocash e REAG pode facilitar reformas

sexta-feira, 13 de janeiro de 2023

Condocash e REAG Investimentos anunciam acordo que aquece originação de operações de crédito voltadas a condomínios residenciais e comerciais

Uma das pioneiras no setor imobiliário, a Condocash almeja atingir R$ 1 bilhão em créditos estruturados, triplicando seu tamanho em 2023

A Condocash, uma das primeiras fintechs especializadas em créditos para condomínios, anuncia acordo com a REAG Investimentos. A REAG poderá deter até 40% da Condocash e ainda ser responsável pelo funding de novos créditos e para a alavancagem de suas operações, por meio de um Fundo de Investimento dedicado. A expectativa é de atingir R$ 1 bilhão em créditos estruturados em até três anos, ou seja, aqueles destinados às reformas e benfeitorias em condomínios.

A negociação, iniciada em 2022, proporciona avanços para ambas. Enquanto a Condocash passa a ter um sócio relevante no mercado financeiro, garantindo sua solidez enquanto alcança um crescimento exponencial, a REAG Investimentos solidifica sua posição de crédito em ecossistemas especializados, aumentando seu leque de produtos e estratégias.

Criada em 2019, dentro da boutique de investimentos KR Capital, a Condocash está presente em dez estados brasileiros, em todas as regiões. Com o investimento, a meta para 2023 é alcançar todo o país e triplicar seu tamanho.

A empresa oferece aos condomínios – residenciais, comerciais, industriais, verticais e horizontais – crédito sem burocracia e taxas para viabilizarem projetos de manutenção ou modernização de suas instalações, como cobertura de garagens, instalação de painéis solares, entre outros, sem onerar seu fluxo de caixa.

De acordo com Everton Fracaroli, diretor da Condocash, no caso dos condomínios residenciais, mais do que oferecer crédito, a missão da empresa é ajudar as pessoas a viverem melhor, possibilitando reformas em seus locais de moradia.

“Ajustes na estética, no lazer, na segurança e nas instalações em geral do empreendimento, como novos elevadores, quadras esportivas e piscinas, geram muito mais conforto e comodidade aos moradores”, explica o diretor. Além disso, a “Condocash é fundamental para emergências, quando é preciso solucionar manutenções no edifício que não estavam previstas no orçamento e que geram despesas extras, para todos os tipos de condomínios”, completa o executivo.

Para João Mansur, CEO da REAG Investimentos, cada vez mais players pequenos e médios estão buscando alternativas de crédito, diante das restrições das engessadas linhas de crédito de instituições tradicionais.

“Enxergamos um gap de mercado de forma pioneira, que pretendemos preencher ofertando a solução financeira adequada. A expectativa em proporcionar este serviço em um setor tão nichado é beneficiar o cliente com melhores condições, acesso a maiores volumes, prazos e de forma simples e descomplicada. E então, naturalmente aproveitar o crescimento do setor”, diz Mansur.

Os acionistas afirmam que a Condocash já ultrapassou o break-even e fechou o ano de 2022 com um lucro sólido, resultado que reforça a maturidade operacional e a eficiência da empresa na análise e operacionalização dos créditos.

A REAG Investimentos é uma empresa com cerca de R$ 80 bilhões em recursos sob administração e atualmente é a segunda administradora independente do ranking de administração de recursos da Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima).

Assessoria | KR Capital