O seu navegador é muito antigo :-(

Dica: Troque gratuitamente para um navegador mais atual para ter uma melhor experiência no SíndicoNet ;-)

Escolha um navegador ×
Eventos

Crianças em segurança

Evento em São Paulo quer alertar sobre acidentes na área comum

Publicado em: segunda-feira, 12 de dezembro de 2016

SÍNDICOS REUNIDOS PARA EVITAR ACIDENTES COM CRIANÇAS NAS FÉRIAS

"Pelo fato do síndico ter o dever, de acordo com a lei, de tomar as medidas necessárias para a conservação das áreas comuns, é de extrema necessidade que faça o que for necessário ou poderá assumir responsabilidades em seu próprio nome”, diz o especialista em direito condominial e imobiliário, Rodrigo Karpat

Perto do período de férias os condomínios terão maior movimento de crianças brincando e se divertindo nas áreas comuns. Locais como o parquinho e áreas de lazer precisam ter atenção para os cuidados dos pequenos e principalmente a piscina.

Números mostram que os afogamentos são a primeira causa de mortes em crianças de 1 a 4 anos e de 10 a 14 anos, e a segunda para crianças de 5 a 9 anos.

Os procedimentos que o síndico deve fazer sobre a prevenção, avisos e informações para todos os moradores do condomínio, serão ditos nesta segunda-feira, por um dos maiores especialistas em direito condominial e imobiliário, Rodrigo Karpat.

O advogado alerta para os cuidados sobre as crianças em piscinas que é responsabilidade também do síndico, podendo o próprio responder em seu nome caso ocorram acidentes.

"Pelo fato do síndico ter o dever, de acordo com a lei, de tomar as medidas necessárias para a conservação das áreas comuns, é de extrema necessidade que faça o que for necessário ou poderá assumir responsabilidades em seu próprio nome”, diz.

O advogado observa, o quão semelhante é a função do síndico que administra um condomínio a um administrador, de empresas.

"Podemos comparar o síndico a um empresário, que também tem limites de atuação dentro da lei.Sabemos que é do empresário a responsabilidade do negócio ter ou não sucesso. Isso está atrelado, na maior parte das vezes, ao planejamento, metas, cumprimento de leis, medidas de segurança e ao talento daquele que está gerindo o negócio. Tanto na gestão de uma empresa quanto na gestão de um condomínio, aqueles que estão à frente do negócio têm responsabilidades legais", diz Rodrigo Karpat, especialista em direito condominial e imobiliário.

Além de questões de responsabilidade civil, o advogado irá comentar na CIESP/LAPA sobre casos de inadimplência que vem crescendo pela crise que ocorre no país.

Dados mostram que, no mês de março de 2016, o número de ações de cobrança de condomínio cresceu 40,2% em relação ao mesmo período de 2015. Como administrador dos conjuntos habitacionais, o síndico não pode demorar em comunicar ao morador inadimplente.

“A experiência mostra que quanto mais rápida é realizada a cobrança, maior o êxito, podendo enviar e-mail ou um telefonema logo nos primeiros dias de atraso. Se for o caso, é possível ingressar com a ação judicial, que agora ficou muito mais rápido com o novo código de processo civil. Tende a ser uma medida eficaz”, explica Rodrigo Karpat.

Informações do Evento:

  • Evento: Curso de Direito Condominial Modulo 2
  • Professor: Rodrigo Karpat, especialista e referência em direito Imobiliário e Condominial
  • Data: 12-12-2016
  • Horário: 18h30 às 22h30
  • Endereço: CIESP/LAPA  R. Pio XI, 500 - Alto da Lapa, São Paulo - SP

Aviso importante:

O conteúdo exibido nesta seção é gratuito, e apresenta caráter meramente informativo. O Portal SíndicoNet não se responsabiliza pelo conteúdo, nem pelas decisões baseadas nas opiniões e recomendações contidas nesta seção. Assim, o Portal SíndicoNet se exime de qualquer responsabilidade pelos eventuais danos ou prejuízos, de qualquer natureza, que possam decorrer da utilização deste conteúdo, por qualquer meio ou processo, e para quaisquer fins. Em caso de dúvidas, é indispensável a consulta a um advogado ou especialista.
Para saber mais, acesse nosso Regulamento de Uso.

Depoimentos

próximo
Receba nossos Boletins

Mantenha-se Informado com as últimas notícias da área em seu email:

{{errorMessage}}

Assinatura efetuada com sucesso!

carregando...