Síndico profissional

Curso ensina os segredos para ser um síndico de sucesso

Lançamento do SíndicoNet terá Marcio Rachkorsky como professor e abordará a profissão sob um viés estrategicamente mercadológico

Por Thais Matuzaki

12/06/19 03:42 - Atualizado há 5 meses


Regina tem 37 anos. Há dois anos é síndica do condomínio onde mora em Belo Horizonte e agora decidiu seguir a sindicatura de vez. 

Ela tem bons motivos para isso. Os condomínios têm se multiplicado por aí, consequentemente, a demanda por síndicos também aumentou e se transformou numa carreira lucrativa.

É, o mercado está aquecido, mas Regina tem dois grandes obstáculos pela frente: precisa se diferenciar da concorrência para captar os primeiros condomínios da sua carteira, e não sabe por onde começar como síndica profissional

Como? Capacitação! “Eu já fiz tantos cursos na área, tenho tantos certificados…”, ela pensava, porém, nenhum deles a preparava para algo além da teoria. Até ontem.

O SíndicoNet sabia que as carências profissionais de Regina representavam as necessidades de outros milhares de síndicos profissionais. Tanto aqueles que estão começando na área quanto aqueles que querem crescer e não sabem como. Por isso desenvolveu um novo curso online diferente de tudo o que existe no mercado atualmente.

O SUPER curso “Os segredos para ser um Síndico de Sucesso” vai mudar a vida dos alunos e a forma com que eles enxergam a Sindicatura Profissional. Temos duas justificativas fundamentais para confirmar isso, vejam só:

1. O professor

Sim, o curso será ministrado por Marcio Rachkorsky. Síndico profissional, advogado especialista em condomínios e comentarista da TV Globo e da Rádio CBN, vai compartilhar com os alunos todo o conhecimento que acumulou ao longo dos 30 anos de experiência no setor e em mais de 2.500 assembleias realizadas pelo Brasil afora.

“Vou contar todos segredos, manhas, artimanhas, casos concretos, erros e acertos, enfim. Mais que apresentar as boas práticas, meu objetivo é mostrar para os alunos onde falhei, para que eles não façam da mesma forma”, sintetiza Marcio.

Segundo Marjorie Albuquerque, diretora de marketing do SíndicoNet, a ideia era criar um curso que saísse do lado técnico e mostrasse o lado mais prático da carreira. Para isso, nada mais pertinente que embasar o curso na vivência de um profissional que é a grande referência do mercado condominial.

“O Marcio foi muito generoso em abrir inúmeros casos de sua trajetória. Ele conta em vários momentos o que faria de diferente, e na minha opinião é o mais rico do curso. Esse conhecimento compartilhado pode encurtar a jornada para o sucesso de síndicos que estão iniciando, e traz, também, muitos insights para quem já trilha o caminho da sindicatura profissional há algum tempo", ela destaca.

2. O conteúdo

O curso “Os segredos para ser um Síndico de Sucesso” deixa de lado os conhecimentos técnicos das disciplinas que formam a base da gestão condominial, para focar na figura do síndico profissional sob um viés estrategicamente mercadológico.

Ou seja, esqueça leis, questões jurídicas, técnicas administrativas, finanças ou normas de manutenção. Claro, são assuntos essenciais para a formação do síndico – e que o SíndicoNet já abordou em outros cursos –, mas desta vez a proposta vai além disso.

"O SíndicoNet oferece diferentes cursos para síndicos, o que evidencia nossa preocupação em investir na capacitação desse público. Mas havia um problema: seja no mercado condominial em si quanto da nossa parte também, sentíamos falta de algo que ajudasse a colocar esse profissional num outro patamar. Víamos muitos deles com grande potencial, mas 'estacionados' num nível comum aos outros. Esse novo curso veio para mudar tal cenário", enfatiza o CEO Julio Paim.

Em mais de 12 horas de CONTEÚDO EXCLUSIVO, Marcio abordará as habilidades extracurriculares que vão alavancar o patamar do síndico para um profissional ACIMA DA MÉDIA do mercado. Oratória, liderança, marketing, relações interpessoais, comunicação, postura corporal, psicologia e outras temáticas serão pautas fortes neste curso.

“Há muitos cursos destinados ao síndico profissional. Alguns são verdadeiros caça-níqueis, que miram somente o lucro e são extremamente superficiais; outros são muito bons, mas garanto que nenhum deles abrange esses tópicos”, reforça o professor.

Por exemplo, um dos módulos de destaque do curso foi destinado aos desafios em construir uma carreira sólida e lucrativa como síndico profissional. “Quantos condomínios administrar?” ou “Como aumentar a carteira sem perder qualidade?” são algumas das perguntas que serão debatidas e respondidas pelo Marcio.

“Enfim, é muito importante salientar a liberdade que tive em criar o conteúdo junto ao SíndicoNet. Em nenhum momento fui pautado ou censurado. Por isso que o resultado desse curso ficou tão verdadeiro, sem nenhuma maquiagem”, frisa Marcio.

Confira aqui a grade completa do curso

1. Mercado Condominial e Perfil do Síndico

O mercado condominial; A profissão de síndico profissional hoje; Síndico residente e profissional; Ética e transparência; Super-habilidades. 

2. Papel do Síndico

As responsabilidades; Atribuições de destaque; Trabalhando sua imagem; Os pontos que costumam derrubar síndicos; Ser síndico pode ser prazeroso.

3. Síndico Profissional

Capacitação e experiência necessárias; Saiba se você tem o perfil de síndico profissional; Montando a sua estrutura de trabalho; Abrir ou não uma empresa?

4. Captação e Assembleia de Eleição

A primeira impressão; Construindo um currículo robusto e uma rede de relacionamentos; O que deve contar sua proposta; Sabia precificar os seus serviços; Prepare-se para a entrevista e para a Assembleia de eleição; Erros e acertos em assembleia de eleição; Técnicas de apresentação.

5.Relacionamento com Condôminos

Como lidar com condôminos; Como se apresentar e causar uma boa primeira impressão; Organize o seu atendimento; Dicas para construir empatia; 

Lidando com a oposição; Lidando com condôminos antissociais; Estratégias de comunicação.

6. Relacionamento com o Corpo Diretivo

Entenda a importância dessa relação; A hierarquia dos cargos; Crie uma agenda de reuniões periódicas; Organize a forma e os meios de comunicação com o corpo diretivo; Erros e acertos na relação com Corpo Diretivo.

7. Relacionamento com Administradoras e Funcionários

Construindo um relacionamento positivo; Entenda o papel da administradora; O que esperar e exigir; A importância da tecnologia; Trabalho em parceria; O risco de se trabalhar com uma administradora ruim ou antiética;  Apresentação; Dicas de liderança; Importãncia do zelador ou gerente predial; Organize o seu time; Lidando com funcionários difíceis ou de baixo desempenho.

8. Dicas e Manhas para uma Assembleia de Sucesso

Como se preparar; O que vestir, postura e outros detalhes; Prepare o ambiente e a estrutura; Veja como lidar com objeções; Entenda os perfis comuns em assembleia e saiba como agir com eles; Dicas para dar ritmo, ser objetivo e para ter controle da reunião; Erros e acertos. 

9. Reeleição

Saiba mostrar o seu trabalho; Onde os síndicos erram; Colhendo os frutos de uma boa gestão; Destituição, o que fazer?.

10. Desafios do Crescimento

Tamanho ideal da carteira; Quantidade e qualidade; Construa uma carteira rentável e favorável ao seu perfil.

Pronto para ser um Síndico de Sucesso?

Se você quer crescer como síndico profissional, assim como a Regina, o curso “Os segredos para ser um Síndico de Sucesso” vai te dar a direção certa. Nós do SíndicoNet e o Marcio Rachkorsky estamos ansiosos para recebê-lo.

“Rasguei meu coração para compartilhar as experiências que vivi e minha expectativa como professor é que os alunos possam aplicar as técnicas assim que concluírem. Tenho certeza que vou encontrar com síndicos profissionais por aí e eles vão me dizer o seguinte: ‘Marcio, depois que fiz esse curso, mudei minha ótica. Eu cresci e minha empresa também, sem medo da concorrência”, finaliza.

Inscrições para o curso

As inscrições para o curso “Os segredos para ser um Síndico de Sucesso” foram abertas dia 10 de junho e o lote promocional vale até dia 15 de junho. Para participar, basta clicar neste link e preencher os dados.

Nos vemos lá!