Curso para brigadista

Umuarama terá evento de instrução promovido pelo Secovi

segunda-feira, 25 de maio de 2015

Umuarama terá curso para brigadistas de condôminos e outros funcionários

A diretoria regional do Secovi (Sindicato da Habitação e Condomínios) aprovou a realização do curso de formação de brigadistas para os moradores e funcionários de condomínios de Umuarama. O curso será oferecido nos dias 6 e 7 de julho (aulas teóricas) e no dia 11 de julho (aula prática). Os interessados devem fazer as inscrições antecipadas porque as vagas são limitadas.

A formação de brigadistas em edifícios comerciais e residenciais é uma exigência do Corpo de Bombeiros do Paraná e está prevista na Norma de Procedimento Técnico, Nº 17, que entrou em vigor em 2013. Esta norma tem força de lei e prevê que 100% dos funcionários e um morador por andar de cada edifício tenham formação de brigadistas. Se não se adequarem às exigências do Corpo de Bombeiros, os edifícios poderão ser penalizados com multas. Mas não é só isso: a falta de brigadistas nos edifícios pode contribuir para que os efeitos de um incêndio sejam incalculáveis.

O objetivo da Norma Técnica é que os moradores e funcionários dos edifícios tenham o mínimo possível de conhecimento teórico e prático para prestar os primeiros socorros a uma vítima ou realizar os primeiros procedimentos de combate ao incêndio até a chegada dos profissionais do Corpo de Bombeiros. São iniciativas que podem salvar vidas e minimizar consideravelmente os danos de um incêndio. Embora exija este tipo de formação, o Corpo de Bombeiros não realiza os cursos de brigadistas.

Por entender que a formação de brigadistas nos condomínios/edifícios tem um caráter educativo e social, o Secovi, enquanto sindicato que representa os condomínios do Paraná promove cursos com aulas teóricas e práticas. Em Maringá, a maioria dos condomínios/edifícios comerciais e residenciais está consciente desta necessidade. Os cursos oferecidos para os condomínios são fechados com ampla participação dos condôminos, síndicos, porteiros e zeladores dos edifícios.

A experiência em Maringá revela que a grande maioria dos participantes fica satisfeita com o aprendizado. Antes de realizar o curso, muitos moradores, síndicos e zeladores não tinham a menor noção de como usar os extintores e hidrantes em caso de princípio de incêndio. Durante o curso, todos os participantes manuseiam os equipamentos e aprendem como usá-los.
As inscrições devem ser feitas através do fone (44) 3262-2433 ou pelo email maringa@secovipr.com.br

EVITANDO PERDAS

De acordo com o vice-presidente regional do Secovi, Alexandre Guimarães Nicolau, os condomínios que não qualificam os seus moradores e funcionários, correm o risco de grandes perdas.

Além do prejuízo financeiro, caso o condomínio seja autuado por não cumprir a legislação, o mais grave é o prejuízo humano, afinal os brigadistas podem ajudar no combate ao incêndio e consequentemente a salvar vidas. Segundo ele, ao levar o curso para outras cidades da região, como Umuarama, o Secovi está cumprindo o seu papel social e possibilitando que os condomínios cumpram a legislação vigente.

Fonte: http://www.ilustrado.com.br/