O seu navegador é muito antigo :-(

Dica: Troque gratuitamente para um navegador mais atual para ter uma melhor experiência no SíndicoNet ;-)

Escolha um navegador ×
Eventos

Curso para brigadista

Umuarama terá evento de instrução promovido pelo Secovi

Publicado em: segunda-feira, 25 de maio de 2015

Umuarama terá curso para brigadistas de condôminos e outros funcionários 

A diretoria regional do Secovi (Sindicato da Habitação e Condomínios) aprovou a realização do curso de formação de brigadistas para os moradores e funcionários de condomínios de Umuarama. O curso será oferecido nos dias 6 e 7 de julho (aulas teóricas) e no dia 11 de julho (aula prática). Os interessados devem fazer as inscrições antecipadas porque as vagas são limitadas.
 
A formação de brigadistas em edifícios comerciais e residenciais é uma exigência do Corpo de Bombeiros do Paraná e está prevista na Norma de Procedimento Técnico, Nº 17, que entrou em vigor em 2013. Esta norma tem força de lei e prevê que 100% dos funcionários e um morador por andar de cada edifício tenham formação de brigadistas. Se não se adequarem às exigências do Corpo de Bombeiros, os edifícios poderão ser penalizados com multas. Mas não é só isso: a falta de brigadistas nos edifícios pode contribuir para que os efeitos de um incêndio sejam incalculáveis.
 
O objetivo da Norma Técnica é que os moradores e funcionários dos edifícios tenham o mínimo possível de conhecimento teórico e prático para prestar os primeiros socorros a uma vítima ou realizar os primeiros procedimentos de combate ao incêndio até a chegada dos profissionais do Corpo de Bombeiros. São iniciativas que podem salvar vidas e minimizar consideravelmente os danos de um incêndio. Embora exija este tipo de formação, o Corpo de Bombeiros não realiza os cursos de brigadistas.
 
Por entender que a formação de brigadistas nos condomínios/edifícios tem um caráter educativo e social, o Secovi, enquanto sindicato que representa os condomínios do Paraná promove cursos com aulas teóricas e práticas. Em Maringá, a maioria dos condomínios/edifícios comerciais e residenciais está consciente desta necessidade. Os cursos oferecidos para os condomínios são fechados com ampla participação dos condôminos, síndicos, porteiros e zeladores dos edifícios. 
 
A experiência em Maringá revela que a grande maioria dos participantes fica satisfeita com o aprendizado. Antes de realizar o curso, muitos moradores, síndicos e zeladores não tinham a menor noção de como usar os extintores e hidrantes em caso de princípio de incêndio. Durante o curso, todos os participantes manuseiam os equipamentos e aprendem como usá-los. 
As inscrições devem ser feitas através do fone (44) 3262-2433 ou pelo email maringa@secovipr.com.br
 

EVITANDO PERDAS

De acordo com o vice-presidente regional do Secovi, Alexandre Guimarães Nicolau, os condomínios que não qualificam os seus moradores e funcionários, correm o risco de grandes perdas.
 
Além do prejuízo financeiro, caso o condomínio seja autuado por não cumprir a legislação, o mais grave é o prejuízo humano, afinal os brigadistas podem ajudar no combate ao incêndio e consequentemente a salvar vidas. Segundo ele, ao levar o curso para outras cidades da região, como Umuarama, o Secovi está cumprindo o seu papel social e possibilitando que os condomínios cumpram a legislação vigente. 
 

Fonte: http://www.ilustrado.com.br/

Aviso importante:

O conteúdo exibido nesta seção é gratuito, e apresenta caráter meramente informativo. O Portal SíndicoNet não se responsabiliza pelo conteúdo, nem pelas decisões baseadas nas opiniões e recomendações contidas nesta seção. Assim, o Portal SíndicoNet se exime de qualquer responsabilidade pelos eventuais danos ou prejuízos, de qualquer natureza, que possam decorrer da utilização deste conteúdo, por qualquer meio ou processo, e para quaisquer fins. Em caso de dúvidas, é indispensável a consulta a um advogado ou especialista.
Para saber mais, acesse nosso Regulamento de Uso.

Depoimentos

próximo
Receba nossos Boletins

Mantenha-se Informado com as últimas notícias da área em seu email:

{{errorMessage}}

Assinatura efetuada com sucesso!

carregando...