O seu navegador é muito antigo :-(

Dica: Troque gratuitamente para um navegador mais atual para ter uma melhor experiência no SíndicoNet ;-)

Escolha um navegador ×
Acidentes

Danos morais em caso de acidente

Capacidade financeira de condomínio é suficiente para reduzir o valor de indenização

Capacidade financeira de condomínio é suficiente para reduzir o valor de indenização em caso de acidente. O entendimento é do Tribunal Superior do Trabalho, que rejeitou o recurso de um empregado do Condomínio Edifício Santa Filomena. Ele pediu a reforma de decisão de segunda instância, que reduziu o valor de indenização por danos morais de cem salários mínimos para cinquenta.

Conforme análise pericial, o empregado teve sua condição física limitada devido a um acidente com o elevador do prédio que aconteceu durante as atividades de limpeza. Por determinação de primeira instância, o empregador foi condenado a pagar até cem salários mínimos regionais.

Os moradores do prédio recorreram ao Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região de São Paulo, que reduziu a indenização. O entendimento se fundamentou nas necessidades básicas do trabalhador e, por outro lado, na capacidade financeira do condomínio. Como o prédio conta com apenas 12 moradores, o TRT entendeu que o valor de cinqüenta salários mínimos é proporcional ao dano moral e à capacidade financeira do empregador.

O relator do Recurso de Revista no TST, ministro Aloysio Corrêa da Veiga, averiguou que não houve violação de lei nem divergência de jurisprudencial na decisão do TRT. A 6ª Turma não conheceu o recurso do trabalhador já que, conforme a Súmula 126, não é possível fazer reexamos de fatos e provas nesta fase recursal. Com informações do Tribunal Superior do Trabalho.

 

Fonte: Conjur

  

Aviso importante:

O conteúdo exibido nesta seção é gratuito, e apresenta caráter meramente informativo. O Portal SíndicoNet não se responsabiliza pelo conteúdo, nem pelas decisões baseadas nas opiniões e recomendações contidas nesta seção. Assim, o Portal SíndicoNet se exime de qualquer responsabilidade pelos eventuais danos ou prejuízos, de qualquer natureza, que possam decorrer da utilização deste conteúdo, por qualquer meio ou processo, e para quaisquer fins. Em caso de dúvidas, é indispensável a consulta a um advogado ou especialista.
Para saber mais, acesse nosso Regulamento de Uso.

Depoimentos

próximo
Receba nossos Boletins

Mantenha-se Informado com as últimas notícias da área em seu email:

{{errorMessage}}

Assinatura efetuada com sucesso!

carregando...