Desabamento de muro

Com fortes chuvas, estrutura de condomínio em SP ruiu

segunda-feira, 13 de janeiro de 2020

Após desabamento de muro, casas de condomínio na Zona Leste de SP são interditadas

Defesa Civil determinou interdição de 28 residências na Vila Carmosina. Moradores dizem que não têm para onde ir e reclamam de falta de apoio e orientação da Prefeitura

A Defesa Civil interditou 28 casas na Vila Carmosina, na Zona Leste de São Paulo, após um muro do condomínio desabar. O acidente ocorreu durante o temporal de quarta-feira (8).

Os escombros atingiram o telhado de um galpão de uma fábrica, que ficou quase toda soterrada. Carros que estavam em um estacionamento vizinho do condomínio foram "engolidos" pela cratera que se abriu no solo. Além das casas do condomínio, outras três residências vizinhas à cratera foram interditadas.

Na manhã desta sexta-feira (10), moradores retiravam alguns pertences das casas e reclamavam da falta de apoio e orientação da Prefeitura. Muitos afirmam não ter para onde ir.

Após uma vistoria de peritos, a juíza responsável pelo processo movido pelos moradores determinou que a construtora pague hotel para os desabrigados até quinta que vem a próxima quinta-feira (16), quando será feita uma audiência para uma definição melhor. Até a data, um segurança deve ficar 24 horas no condomínio garantindo que não haja invasão.

A dona de casa Kely Fragoso disse ter medo de permanecer no local, mas ainda não sabia a quem iria pedir ajuda e abrigo. "O que a gente faz? Nosso sonho está aqui".

Desdobramentos

Construtora terá que pagar hospedagem para moradores de 28 casas ameaçadas por cratera na Zona Leste de SP

Condomínio é objeto de ação judicial por conta de obras irregulares, e disse concordar em tratar os reparos relativos ao acidente e a prestar assistência aos moradores

A Justiça de São Paulo determinou nesta sexta-feira (10) que a construtora responsável pelo condomínio onde uma cratera se abriu na Zona Leste de São Paulo pague a hospedagem provisória dos moradores. No total, 28 casas foram interditadas pela Defesa Civil depois das chuvas.

Na quarta-feira (8), o muro do condomínio Serra de Santa Marta desabou na Vila Carmosina e as 24 casas foram atingidas. Além disso, 4 residências vizinhas foram interditadas.

Nesta sexta, a juíza que cuida do caso fez uma inspeção no condomínio acompanhada por técnicos, e decidiu que a construtora do condomínio vai ter que pagar um hotel para os moradores até quinta-feira (16), quando haverá uma audiência.

"Nós já temos outra audiência marcada para continuar com a contratação dos serviços técnicos. Tem que fazer a contratação de uma empresa de monitoramento do solo e a contratação de estacamento, então a gente tem um monte de obras para fazer", disse a juíza federal Marisa Cucio da 12ª Vara Federal Civil de São Paulo.

Em nota, a construtora WER informou que o condomínio é objeto de uma ação judicial por conta de obras irregulares, anteriormente ao deslizamento, e que nessa mesma ação serão tratados os reparos relativos ao acidente.

A construtora informou ainda que está prestando assistência aos moradores do condomínio para hospedagem nos próximos dias.

Problema antigo

Os moradores dizem que os problemas no condomínio são antigos e que há 6 anos eles entram na Justiça.

"Alguns meses depois que as pessoas se mudaram, começaram a surgir os problemas de rachaduras e trincas dentro de algumas moradias e na área externa do condomínio. Eu fiz um financiamento de 25 anos. É uma vida, além do risco que nós sofremos com a família aqui dentro", disse a síndica Fabiana Souza.

Nesta sexta, caminhões de mudança circulavam pelo bairro. "Eu tive que sair da minha casa. Moro aqui na casa 7. É o sonho da gente, que trabalhou anos para construir, para comprar um imóvel, uma casa própria para gente, e agora a gente está assim", lamentou Marta Cláudia Araújo Cavalcante, que trabalha como vendedora.

Fonte: https://g1.globo.com/