Despejo de esgoto

Loteadora e condomínio de Londrina (PR) são multados por ato ilegal

segunda-feira, 22 de julho de 2013

Loteadora e condomínio são multados em R$ 100 mil por despejo de esgoto no Ribeirão Cafezal, em Londrina

O Instituto Ambiental do Paraná (IAP) multou em R$ 100 mil uma loteadora e um condomínio, instalado na zona sul de Londrina, por despejo de esgoto no Ribeirão Cafezal. A irregularidade foi constatada após denúncia no órgão. Amostras colhidas serão analisadas e caso seja comprovado que o manancial está contaminado, a infração poderá resultar em uma nova autuação.

De acordo com a assessoria de imprensa do IAP, na época de construção do empreendimento, a loteadora apresentou projeto de construção de uma caixa elevatória para o despejo direto do esgoto na rede coletora da Sanepar.

No entanto, apesar de ter sido concedido o licenciamento ambiental, a empresa não teria promovido a adequação. Por conta disso, os dejetos vazaram para as águas do ribeirão, que fica nas proximidades do condomínio e é um manancial de abastecimento da Sanepar.

As amostras coletadas também serão analisadas pela empresa que explora o serviço de água e esgoto em Londrina. A previsão é que o laudo seja concluído em até 15 dias.

A reportagem de odiario.com  tentou contato com a loteadora, mas por volta das 16h40 nenhum responsável pôde atender a ligação. De acordo com a TV Coroados, caminhões de uma empresa terceirizada especializada na limpeza de fossa trabalharam para conter o rompimento da caixa de armazenamento de esgoto.

Fonte: http://londrina.odiario.com/