Odirley da Rocha

Diferenças entre realidade aumentada, virtual e mista

Especialista descreve algumas situações em que essas tecnologias imersivas já estão fazendo a diferença nos condomínios.

Por Thais Matuzaki (edição)

25/02/22 05:13 - Atualizado há 2 anos


Por Odirley Rocha*

tecnologias que já estão funcionando para que ele se torne realidade.

Já deve ter percebido que o virtual está cada vez mais presente em nosso dia a dia. Aliás,  quantas horas você passa no Instagram diariamente? E no Facebook? Uma, três ou cinco horas?

frequência vai diminuir? Eu acredito que não. A tendência, inclusive, é aumentar cada vez mais, principalmente porque as experiências estão se tornando muito melhores

diferença entre realidade aumentada, virtual e mista.

O que são tecnologias digitais imersivas?

unem o mundo virtual e o mundo físico. E atenção: isso não é coisa para daqui 10 anos, não. Elas não são o futuro, elas são o presente.

mundo digital se sobrepõe ao mundo físicovocê está no mundo físico, mas observa tudo no mundo digital.

Ficou confuso? Imagine que o zelador precisa fazer furos para colocar os novos quadros no hall de entrada. Como ele vai saber se dentro daquela parede não passam tubulações? Usando um óculos com tecnologia de realidade aumentada, é claro. Ao colocar o óculos, ele consegue ver o que tem por trás da parede para fazer os furos no lugar correto e evitar acidentes.

totalmente virtual, sem contato com o mundo físico. Quer saber como? E se, ao invés de ter uma academia no condomínio, com aparelhos que geram manutenção e ocupam espaço, você pudesse se exercitar virtualmente?

transportado para esse universo no momento em que um ladrão rouba um banco e sai correndo, por exemplo.

queima calorias e ainda deixa o exercício muito mais divertido.

São experiências do mundo virtual com a interação completa do usuário. Quer saber como?

óculos e uma luva especial, uma imagem do mundo virtual vai ser projetada ao lado da bomba que precisa de manutenção.

O responsável vai desmontá-la virtualmente, tirando peça por peça e, à medida que faz isso no mundo virtual, também aprende a fazer no mundo físico. Bastam poucos minutos para aplicar o que aprendeu.

Essas são só algumas situações, mas sabemos que tem muita coisa boa chegando, como o tour virtual, a experiência dos sentidos e a modificação completa do seu apartamento antes mesmo da compra. Já está imaginando como será?

Nesse artigo, você conheceu um pouco mais sobre as tecnologias imersivas e como elas poderão ajudar na gestão condominial. Gostou? Fique ligado, pois todo mês tem um artigo exclusivo para você.

(*) Odirley Rocha é formado em Eletrotécnica e Eletrônica, com MBA em Gestão da Segurança Empresarial. No mercado de segurança há 23 anos; diretor de relacionamento do Porter Group. (https://portergroup.com.br/)