O seu navegador é muito antigo :-(

Dica: Troque gratuitamente para um navegador mais atual para ter uma melhor experiência no SíndicoNet ;-)

Escolha um navegador ×
Ambiente

Economia de água

Santo André vai votar desconto para condomínios qu economizarem

Publicado em: quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

 Desconto de 30% na conta de água será votado com urgência em Santo André 

Desde o dia 6 de fevereiro, São Caetano passou a receber 20% a menos do volume de água distribuído pela Sabesp (Companhia de Saneamento Básico de São Paulo).
A proposta de desconto na conta de água aos moradores de Santo André deve ser apresentada em caráter de urgência ainda essa semana, na Câmara Municipal, e pode ser aprovada por unanimidade pelos vereadores. O Semana (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) informou, na tarde desta segunda (10), que a minuta do projeto que aplica desconto de 30% para quem economizar 20% de água em relação ao consumo médio mensal deve chegar às mãos do prefeito Carlos Grana (PT) até a próxima quarta-feira. Depois disso, segue para o Legislativo. 
 
De acordo com Tiago Nogueira (PT), secretário de Relações Institucionais e Projetos Especiais, a ideia deve sair do papel e entrar em vigor a partir do mês que vem. "Com a proposta aprovada, os usuários poderão receber o desconto já na conta entregue em março", projeta o petista.
 
Idealizado para incentivar o uso racional da água - item já em falta em diversos pontos do ABC - o projeto caiu no gosto até mesmo bancada de vereadores da oposição. Para o vereador Ailton Lima (Solidariedade), esta proposta é uma reação positiva que deveria ter acontecido antes. "A cidade sofre com falta de água constantemente, mas a conta continua com os mesmos valores aos usuários. Na atual situação, com falta de chuvas, esta medida [de desconto] é de total interesse para aprovação e benefício do município", aponta o vereador.
 
O vereador Luiz Zacarias (PTB) também apoia a proposta e votará a favor do desconto na cidade. "É fundamental incentivar a população a economizar água e se isso refletir positivamente na conta, melhor ainda", afirma o líder da bancada petebista.
 
São Caetano segue sem definir desconto
 
Na tarde desta segunda-feira (10), o prefeito de São Caetano, Paulo Pinheiro (PMDB), se reuniu pela primeira vez com o diretor geral do DAE (Departamento de Água e Esgoto), Welington Kalil, para discutir qual estratégia será adotada pelo município para incentivar economicamente os moradores a reduzirem o consumo de água. No entanto, nada foi definido ainda.
 
A autarquia municipal informou, através de nota, que um grupo técnico estuda alguns formatos de acordo com o perfil dos consumidores, legalidade e prazo de implantação.
 
"Os encontros acontecerão diariamente para que a solução seja concretizada o mais rápido possível".
 
Desde o dia 6 de fevereiro, a cidade passou a receber 20% a menos do volume de água distribuído pela Sabesp (Companhia de Saneamento Básico de São Paulo). São Caetano é totalmente abastecida pelo Sistema Cantareira, que apresenta 19,6% de sua capacidade, quando deveria estar próximo a 60%.
 
Condomínios alertam para consumo consciente
 
As ações de economia de água também é pauta nas reuniões de diversos condomínios da região. De acordo com Tânia Regina Peres Mendes, diretora vitalícia da ACIGABC (Associação dos Construtores, Imobiliárias e Administradoras do Grande ABC), a inspeção de vazamentos e a adoção da caixa acoplada nos sanitários têm sido incentivadas pelos síndicos. "Experiências anteriores fazem com que os moradores discutam com frequência a economia da água e o uso consciente nas áreas comuns para não haver desperdício", pontua.
 
Mendes também dirige uma administradora de condomínios e informa que está elaborando cartazes de elevadores para incentivar os edifícios a reutilizar água da chuva e a instalação de redutores de fluxo de água nas torneiras.
 
"São medidas simples que geram benefícios financeiros aos moradores em curto prazo, além da obrigatoriedade das novas construções em manter relógios individualizados aos condôminos", afirma a diretora, que atende 600 condomínios em Santo André e São Bernardo.

Aviso importante:

O conteúdo exibido nesta seção é gratuito, e apresenta caráter meramente informativo. O Portal SíndicoNet não se responsabiliza pelo conteúdo, nem pelas decisões baseadas nas opiniões e recomendações contidas nesta seção. Assim, o Portal SíndicoNet se exime de qualquer responsabilidade pelos eventuais danos ou prejuízos, de qualquer natureza, que possam decorrer da utilização deste conteúdo, por qualquer meio ou processo, e para quaisquer fins. Em caso de dúvidas, é indispensável a consulta a um advogado ou especialista.
Para saber mais, acesse nosso Regulamento de Uso.

Depoimentos

próximo
Receba nossos Boletins

Mantenha-se Informado com as últimas notícias da área em seu email:

{{errorMessage}}

Assinatura efetuada com sucesso!

carregando...