O seu navegador é muito antigo :-(

Dica: Troque gratuitamente para um navegador mais atual para ter uma melhor experiência no SíndicoNet ;-)

Escolha um navegador ×
Marcio Rachkorsky

Economia em condomínio

Uso racional da energia elétrica também é fundamental

por Marcio Rachkorsky

Diante da maior crise hídrica da história de São Paulo, os condomínios estão adotando, com sucesso, medidas importantes -ainda que emergenciais- para a redução no consumo de água, sobretudo nas áreas de uso comum. E quanto à energia elétrica: os condomínios estão economizando? Não. Pelo contrário, os gastos só aumentam. Nas visitas que faço aos empreendimentos, acompanho um festival de desperdício de energia elétrica. E assim como ocorre com a água, a culpa por tal cenário desolador há que ser dividida entre o governo (que não adota políticas públicas efetivas), as construtoras e incorporadoras (que não concebem projetos eficientes), as concessionárias (que não incentivam o consumo racional), síndicos e administradores (que não discutem o tema nas assembleias) e moradores (que insistem em não abrir mão do conforto absoluto). Para piorar, muitos condomínios estão investindo fortunas em obras, benfeitorias e equipamentos que aumentam o consumo de energia, tais como aquecimento de piscina e ar condicionado nos apartamentos. Claro que há bons exemplos, e os chamados condomínios verdes, que investem e se preocupam com o consumo racional e consciente de energia, ganham destaque no mercado imobiliário. Eles, inclusive, têm valorização superior aos demais empreendimentos. Listo abaixo algumas medidas simples, que contribuem para a racionalização do consumo de energia elétrica nos condomínios:

  • instalar sistema de sensor de presença e 'minuteiras" para as luzes, sobretudo nas garagens e halls;
  • substituir as lâmpadas normais por LED;
  • instalar sistema de chamada inteligente dos elevadores;
  • revisar e modernizar as instalações elétricas;
  • cobrir as piscinas aquecidas durante a noite;
  • trocar bombas e equipamentos antigos
  • substituir chuveiros elétricos por a gás;
  • promover ampla campanha de conscientização aos moradores, incentivando a economia também nos apartamentos.

(*) Advogado, graduado pela PUC-SP, pós-graduado em direito contratual pelo CEUSP, especialista em condomínios, comentarista da Rádio CBN - Programa “Condomínio Legal”, membro da equipe “Chame o Síndico” do Fantástico da Rede Globo, autor do áudio-livro “Tudo Que Você Precisa Ouvir Sobre Condomínios” – Editora Saraiva, membro da Comissão de Direito Imobiliário e Urbanístico da OAB-SP; membro do Comitê Jurídico da AABIC (Associação das Administradoras de Bens, Imóveis e Condomínios de São Paulo), Presidente da Assosíndicos – Associação dos Síndicos do Estado de São Paulo, Coordenador do curso “Temas Jurídicos Aplicados aos Condomínios”,  da Escola Superior de Direito Constitucional;  colunista do jornal Carta Forense; colaborador e colunista do Jornal do Síndico; colunista da revista “Em Condomínios”; Colaborador do Caderno de Imóveis da Folha de São Paulo; colunista do “Guia Qual Imóvel”,  Palestrante e Conferencista.

Aviso importante:

O conteúdo exibido nesta seção é gratuito, e apresenta caráter meramente informativo. O Portal SíndicoNet não se responsabiliza pelo conteúdo, nem pelas decisões baseadas nas opiniões e recomendações contidas nesta seção. Assim, o Portal SíndicoNet se exime de qualquer responsabilidade pelos eventuais danos ou prejuízos, de qualquer natureza, que possam decorrer da utilização deste conteúdo, por qualquer meio ou processo, e para quaisquer fins. Em caso de dúvidas, é indispensável a consulta a um advogado ou especialista.
Para saber mais, acesse nosso Regulamento de Uso.

Depoimentos

próximo
Receba nossos Boletins

Mantenha-se Informado com as últimas notícias da área em seu email:

{{errorMessage}}

Assinatura efetuada com sucesso!

carregando...