O seu navegador é muito antigo :-(

Dica: Troque gratuitamente para um navegador mais atual para ter uma melhor experiência no SíndicoNet ;-)

Escolha um navegador ×
Eventos

Encontro de síndicos

Primeiro evento do tipo em Porto Velho reuniu mais de 100 participantes

Publicado em: terça-feira, 24 de abril de 2012

1º Encontro de Síndicos e Subsíndicos de Porto Velho, Rondônia

No último dia 18, tivemos a honra de ministrar a palestra “Assembleias de Condomínio, teoria e prática, aspectos polêmicos” em Porto Velho, Rondônia, quando do 1º Encontro de Síndicos e Subsindicos daquela Capital.

A cidade possui cerca de 200 condomínios, havia 105 pessoas, destas, aproximadamente 80 são membros de equipes diretivas destes condomínios, o que reflete de forma inequívoca o interesse destas pessoas em informar-se, atualizar-se, capacitar-se para exercerem de uma maneira mais eficaz e profícua a função para as quais foram eleitas.

Na região Sudeste, a mais rica do Brasil e a mais verticalizada em termos de construções e condomínios, com aproximadamente 70% dos condomínios do País, um evento deste porte é comum, corriqueiro, passando, por vezes, desapercebido por nós que atuamos na área, porém, na região Norte, foi um evento pioneiro, sem precedente, ainda mais na longínqua Porto Velho.

A inciativa foi de uma Imobiliária local, das mais tradicionais, que, agora passará a Administrar Condomínios, seu sócio fundador é um visionário e, certamente, colherá frutos deste empreendedorismo.

Mas, o foco aqui, neste espaço restrito é tentar traduzir o sentimento de satisfação que sentimos em vivenciar, na qualidade de testemunha ocular, a evolução social da comunidade condominial daquele local, a exemplo do que acontece em todo País. Os moradores, bem como as empresas que prestam assessoria a estes condomínios, estão buscando uma rápida capacitação, absorvendo, ávidas, o máximo de informações possíveis.

Tivemos a oportunidade de falar dos cuidados nas assembleias e as armadilhas existentes, desde a redação da convocação, com a cuidadosa escolha da pauta, distribuição, quóruns para votação dos itens, composição da mesa diretora dos trabalhos, representatividade por procuração, legitimidade para votação, a situação do possuidor, a participação do condômino em mora, discussões e tumultos, como agir nesses casos, a forma de redação da ata, a condução dos trabalhos e outras coisas mais.

As pessoas participaram ativamente, esclarecendo dúvidas e com problemas concretos, vivenciados em seu dia-a-dia, trazendo a realidade daquela micro sociedade condominial típica da região Norte, honrando-nos, palestrante, com um aprendizado daqueles usos e costumes que contrastam tão fortemente com nossa realidade na região Sudeste. Foi um deleite perceber as nuances de cada situação e sua intrínseca relação com a forma de perceber a sociedade local.

Enfim, foi um privilégio fazer parte deste momento histórico. A promessa é para cerca de um a dois anos a realização da primeira feira de condomínios e síndicos da região Norte, quando então, esperamos poder observar na prática os frutos oriundos da germinação da semente que foi plantada naquele dia.

 

 

 

Aviso importante:

O conteúdo exibido nesta seção é gratuito, e apresenta caráter meramente informativo. O Portal SíndicoNet não se responsabiliza pelo conteúdo, nem pelas decisões baseadas nas opiniões e recomendações contidas nesta seção. Assim, o Portal SíndicoNet se exime de qualquer responsabilidade pelos eventuais danos ou prejuízos, de qualquer natureza, que possam decorrer da utilização deste conteúdo, por qualquer meio ou processo, e para quaisquer fins. Em caso de dúvidas, é indispensável a consulta a um advogado ou especialista.
Para saber mais, acesse nosso Regulamento de Uso.

Depoimentos

próximo
Receba nossos Boletins

Mantenha-se Informado com as últimas notícias da área em seu email:

{{errorMessage}}

Assinatura efetuada com sucesso!

carregando...