Coluna: De Olho no Mercado

Entenda as diferenças entre o GLP e o gás natural

Conheça os tipos de sistemas de gás para fazer a escolha certa para o seu condomínio

Por Inês Pereira

13/08/19 07:37 - Atualizado há 62 dias


A presença do gás em condomínios é a bola da vez na grande mídia. Os acidentes recentes, o que houve para que ocorressem e como evitá-los se tornaram assuntos recorrentes entre síndicos e moradores

O momento de cuidados acerca do gás não poderia ser melhor para avaliar os sistemas disponíveis para condomínios – GLP e Gás natural – e comparar o que oferecem, os benefícios para o ambiente, vantagens e desvantagens de cada um. 

Para quem decide, ou melhor, leva as propostas para decisões em assembleias, ao pensar num sistema de gás, fatores como a segurança e a eficiência, tanto na utilização quanto na economia, devem ser considerados. 

O Gás Liquefeito de Petróleo (GLP), popularmente conhecido como gás de cozinha, é resultado da separação das frações mais leves do petróleo durante o refino. No condomínio, chega armazenado em recipientes próprios (cilindros) instalados em área determinada e alcança a residência através de uma tubulação. 

Já o Gás natural, chamado também de gás de rua, é uma substância composta por hidrocarbonetos que permanecem em estado gasoso nas condições atmosféricas normais. É trazido por meio de tubulação enterrada na rua. 

A distribuição dos sistemas de gás

O abastecimento do GLP é feito a granel, realizado por caminhões com equipamentos especiais para transferir diretamente do veículo abastecedor para a central de gás instalada. Os recipientes estacionários ou botijões e cilindros, são destrocáveis.

Vantagem: o armazenamento em botijões ou cilindros garante aos consumidores possuírem estoques para suas atividades.

A distribuição do Gás Natural é feita por uma única concessionária através de tubulações enterradas na rua. 

Desvantagem: Por não permitir ao consumidor ter estoque de segurança, caso haja alguma manutenção na região, o fornecimento do  Gás Natural é interrompido. Também é necessário adaptar todos os equipamentos para funcionar com gás natural.

“As instalações das centrais de GLP e tubulações são realizadas por equipe própria, com técnicos habilitados e acompanhamento de engenheiros, os quais realizam a emissão de A.R.T. (anotação de responsabilidade técnica), garantindo o padrão de qualidade e segurança das instalações realizadas”, descreve Lucas Camargo, gerente comercial da Consigaz.

O GLP ganha do GN em eficiência

O GLP gera energia limpa, que não produz resíduos pesados e não agride o meio ambiente. 

“Por apresentar combustão limpa e controlada, o GLP proporciona maior qualidade ao produto final, maior durabilidade dos equipamentos e menor custo de manutenção”, afirma Camargo, da Consigaz.

O GLP apresenta elevado poder calorífico e maior pressão, prossegue Camargo. Por isso, sua performance é superior a outros combustíveis, com excelente qualidade de queima e menor geração de poluentes, reduzindo o impacto ambiental.

O poder calorífico do GLP é 27,6% superior em relação ao Gás natural, o que garante economia no consumo do produto e, no final, reduz a conta.  

Vantagens presentes nos dois sistemas de gás

Independentemente da preferência por um ou outro sistema de gás, o principal é ter sempre em mente que a instalação de acordo com as normas da ABNT e com as normas do Corpo de Bombeiros (AVCB) vai minimizar acidentes envolvendo vazamento de gás. Todos esses cuidados devem ser somados à manutenção no mínimo anual de instalações e equipamentos.

Saiba mais

A Consigaz distribui e comercializa Gás Liquefeito de Petróleo (GLP) para condomínios.

Para solicitar o gás GLP em seu condomínio, acesse o site da empresa e preencha um formulário de contato aqui.

Nota: a coluna “De olho do mercado” se refere a informes publicitários. Esse tipo de texto publicitário serve para que um anunciante escolhido pela equipe do SíndicoNet explique como funciona seu produto ou serviço de maneira diferenciada. O SíndicoNet não trabalha com matérias pagas, e essa é a nossa maneira de lhe dizer que esse conteúdo é publicitário, e que foi escolhido cuidadosamente para você, nosso leitor. Caso tenha dúvidas sobre outros conteúdos publicitários no nosso portal, por favor, nos escreva aqui. Isso reafirma o nosso compromisso com a transparência do nosso conteúdo.