Síndico profissional

Entrevistando o síndico profissional

Saiba como conduzir a entrevista com o interessado na vaga

Por Mariana Ribeiro Desimone

terça-feira, 25 de fevereiro de 2014


Uma realidade cada vez mais presente em condomínios é o síndico profissional. Muitos condomínios, porém, têm dúvidas sobre como contratar o profissional com o perfil certo para o local, além de se certificar que o mesmo tem as habilidades necessárias para o cargo.

Como o síndico profissional será responsável civil e criminalmente pelo condomínio durante a sua gestão, é prudente se cercar de cuidados. E o primeiro deles são as indicações. A própria administradora pode indicar o currículo de alguns postulantes à vaga que julgue se encaixar no perfil do empreendimento. Outra opção são indicações de moradores, de condomínios vizinhos ou até em sites especializados, como o SíndicoNet (veja no final da matéria).

Depois disso, é praxe que alguns condôminos – que podem ser membros do conselho - entrevistem o interessado na vaga.

Antes da entrevista, vale a pena diminuir o número de entrevistados para quatro ou cinco, no máximo. As entrevistas podem ser marcadas uma seguida da outra, e podem durar de tinta minutos a uma hora. Geralmente, essa rodada de entrevistas é marcada em um (ou dois dias), pela noite, ou em um sábado, dependendo da disponibilidade de agendas dos participantes.

Análise de currículos

É importante notar, ao avaliar o currículo dos interessados, alguns pontos como:

Veja abaixo algumas perguntas a serem feitas no momento da entrevista, e o porquê de serem importantes: 

Após a sequência de perguntas, esse é o momento de tratar sobre os honorários. Assim, quando um ou dois forem escolhidos para irem à assembleia serem referendados como síndicos, a massa condominial já terá de antemão essa informação.

Depois do encontro

Saiba mais

Serviço

Fontes consultadas: Gabriel Karpat, diretor da administradora GK, Nilton Savieto, síndico profissional, Rosely Schwartz, especialista em condomínios e professora da Escola Paulista de Direito