O seu navegador é muito antigo :-(

Dica: Troque gratuitamente para um navegador mais atual para ter uma melhor experiência no SíndicoNet ;-)

Escolha um navegador ×
Segurança

Época de chuva

Enchentes e raios podem trazer perigo no verão, saiba como se proteger

Publicado em: quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

 Casa Segura alerta para cuidados com a rede elétrica em época de chuva

Enchentes e quedas de raios provocam prejuízos também para a rede elétrica do interior das casas
 
O verão traz consigo um perigo iminente provocado pela intensidade das chuvas. A queda de raios e a ocorrência de enchentes e alagamentos são um perigo para a rede elétrica das ruas e para a rede das casas também.
 
O engenheiro eletricista e consultor do Programa Casa Segura, Hilton Moreno, indica procedimentos e atitudes fundamentais para a segurança pessoal e do imóvel em épocas de muita chuva:
 

Nas ruas

É comum haver queda de fios da rede elétrica, provocada pela cessão de cabos. Estes ficam dependurados e podem atingir pedestres nas ruas. Neste caso, fique atento para:
 
-  Não se aproximar em nenhuma hipótese desses cabos ou tocar qualquer tipo de fiação solta ou partida
 
- A água limpa é isolante elétrica. A água das enchentes, porém, é impura e conduz eletricidade com facilidade. Dependendo da tensão (“voltagem”) da fiação, a proximidade do pedestre imerso nessa água já pode ser perigosa ou fatal, mesmo que não toque na fiação. Se você estiver na água, a alguns metros do fio de alta tensão que ainda não foi desligado, há sério risco de receber uma descarga forte.

Em casa

Duas situações merecem cuidados nas residências:
 

Queda de raios

 
Durante a descarga elétrica, forma-se uma sobretensão – tensão (“voltagem”) acima da normal que surge na rede elétrica da rua. Essa tensão anormal caminha pela rede elétrica e pode chegar às residências.
 
Neste cenário, a rede que normalmente funciona em 110 ou 220 volts pode receber uma descarga da ordem de milhares de volts (por exemplo, 5 a até 10 mil volts). É esse pico de energia que pode percorrer a rede elétrica do imóvel e queimar os aparelhos que estejam conectados nas tomadas, independente de estarem funcionando ou não.
 
- No momento de chuva forte com raios, retire todos os aparelhos da tomada até que a intensidade da chuva diminua;
 
-  Evite usar o telefone, a TV e a internet por cabo durante a chuva com raios, uma vez que uma descarga elevada pode também percorrer essas fiações. No caso de chuveiro elétrico, evite tomar banho quando houver chuva com raios, pois, caso haja uma sobretensão no circuito elétrico do chuveiro, uma parte da descarga elétrica elevada pode ser transferida para a água, colocando a pessoa em risco de choque elétrico grave. Embora a possibilidade deste tipo de acidente seja remota, não custa nada prevenir.
 

Alagamentos

 
Os pontos de energia da residência que foram atingidos por uma inundação podem provocar dois efeitos posteriormente – danificar a peça (oxidar as partes metálicas dos dispositivos elétricos) ou deteriorar a isolação dos fios e cabos elétricos. 
Imediatamente após a inundação:
-  Desligue a chave geral do imóvel;
- Faça uma limpeza de todos os pontos de energia afetados pela água, retirando o barro, limpando interruptores, tomadas, caixas, fiações, etc.
- Para essa limpeza, não jogue água ou use produtos químicos;
- Passe apenas um pano bem úmido e seque em seguida com pano seco, retirando todos os fiapos. 
 
Segundo Moreno, a umidade contribui para a fuga de corrente que pode causar choque e, em situação crítica, até incêndios.
 
“Em todos os casos, o recomendável é chamar sempre um eletricista qualificado para fazer uma vistoria da rede”, explica.
 
Tais profissionais podem ser encontrados, por exemplo, no site www.sosaqui.com.

Aviso importante:

O conteúdo exibido nesta seção é gratuito, e apresenta caráter meramente informativo. O Portal SíndicoNet não se responsabiliza pelo conteúdo, nem pelas decisões baseadas nas opiniões e recomendações contidas nesta seção. Assim, o Portal SíndicoNet se exime de qualquer responsabilidade pelos eventuais danos ou prejuízos, de qualquer natureza, que possam decorrer da utilização deste conteúdo, por qualquer meio ou processo, e para quaisquer fins. Em caso de dúvidas, é indispensável a consulta a um advogado ou especialista.
Para saber mais, acesse nosso Regulamento de Uso.

Depoimentos

próximo
Receba nossos Boletins

Mantenha-se Informado com as últimas notícias da área em seu email:

{{errorMessage}}

Assinatura efetuada com sucesso!

carregando...