Coluna: De Olho no Mercado

Academia de condomínio: aluguel e financiamento de equipamentos

Blips oferece serviço com parcelas fixas mensais para manter a academia de condomínio sempre nova, sem comprometer o caixa

Por Beatriz Quintas

17/10/25 10:15 - Atualizado há 6 dias


Mais que uma comodidade, ter uma academia dentro do condomínio é sinônimo de economia. Em São Paulo, por exemplo, as mensalidades nas grandes redes podem variar entre R$ 100 e R$ 3,5 mil, valores que acabam pesando no orçamento familiar e comprometendo a busca por um estilo de vida saudável.

Segundo dados do Censo SíndicoNet 2024, 30,6% dos moradores pagariam a mais para ter uma academia no condomínio, o que demonstra o potencial de valorização que esse tipo de espaço pode trazer para os empreendimentos.

No entanto, o alto custo dos aparelhos e a complexidade da gestão de manutenção costumam ser obstáculos frequentes para os síndicos tirarem do papel os planos de implementação e renovação.

Pensando nisso, a Blips, fintech brasileira, transformou a aquisição de equipamentos para academia de condomínio em um serviço mensal com parcelas fixas.

“Montar uma academia moderna no seu condomínio não precisa ser caro, complexo nem arriscado. Oferecemos equipamentos de ponta com suporte remoto gratuito para manutenção mensal e crédito facilitado para que o síndico entregue qualidade sem comprometer o caixa e sem ter dor de cabeça", explica João Paulo Arantes Mendonça, Head Performance da Blips.

"Com isso, o condomínio ganha valor, saúde e bem-estar — e a gestão ganha tranquilidade e reconhecimento”, complementa.

Soluções viabilizam aquisição de equipamentos por valores justos

Especializada em locação e financiamento de equipamentos profissionais para academias, a Blips criou um modelo de crédito inteligente e gestão de ativos que agora chega ao mercado condominial.

São duas opções para renovar o maquinário ou montar o espaço do zero:

Um dos grandes atrativos dessas soluções é previsibilidade sobre quanto o condomínio vai pagar por mês, sem surpresas ou taxas ocultas. No caso dos planos de locação, ainda há isenção de entrada e garantia total durante o período de contrato.

A aprovação do crédito também é agilizada por um motor de crédito próprio, que avalia o perfil condominial e simplifica todo o processo de forma autônoma.

Dessa forma, o investimento inicial é minimizado, facilitando a aprovação em assembleia.

Em quanto tempo a academia fica pronta para uso?

O processo de contratação da Blips acontece de forma simplificada, em apenas três etapas:

  1. Contato inicial e consultoria técnica (até 2 dias úteis)
  2. Análise de crédito automatizada (até 48 horas)
  3. Assinatura do contrato digital, agendamento e instalação dos equipamentos (15 a 30 dias, conforme a região e disponibilidade dos aparelhos para pronta entrega)

"Na prática, um condomínio pode montar ou renovar sua academia com equipamentos novos, em até 30 dias, pagando um valor mensal fixo sem comprometer o caixa condominial", conclui Mendonça.

Academia sempre nova e personalizada atrai moradores

Para adequar os projetos a cada empreendimento, a Blips oferece consultoria gratuita, feita por especialistas do segmento fitness.

A análise considera a área disponível, o perfil demográfico dos moradores, o orçamento e a capacidade de crédito do condomínio. Com base nisso, é montado um mix ideal de equipamentos.

Fazem parte do portfólio da empresa esteiras, simuladores de escadas e bicicletas da marca Vuze, que contam com suporte técnico especializado.

"A Blips trabalha com o conceito de 'Academia Sempre Nova': ao final do contrato (geralmente de 36 a 48 meses), o condomínio pode renovar o parque de equipamentos com modelos mais modernos, sem grandes investimentos iniciais e ainda conta com a possibilidade de, ao final do contrato, manter a posse definitiva", resume Mendonça.

Essa renovação é simples e pode ser feita sem interrupção de uso, permitindo que o condomínio sempre ofereça uma academia atualizada e competitiva.

Dessa forma, é possível evitar a obsolescência tecnológica dos aparelhos, além de manter o espaço atrativo e seguro para os usuários, contribuindo com a valorização do empreendimento.

Se um aparelho apresentar falha, basta acionar o suporte da Blips por um dos canais diretos — telefone, WhatsApp ou portal — para um técnico credenciado realizar o atendimento no local, com prazo ágil e peças originais.

"Essa estrutura elimina a necessidade de buscar assistência por conta própria, evita gastos inesperados e garante a operacionalidade contínua do espaço — um ponto sensível em condomínios", destaca o Head Performance da Blips.

Nota: a coluna “De olho do mercado” se refere a informes publicitários. Esse tipo de texto publicitário serve para que um anunciante escolhido pela equipe do SíndicoNet explique como funciona seu produto ou serviço de maneira diferenciada. O SíndicoNet não trabalha com matérias pagas, e essa é a nossa maneira de lhe dizer que esse conteúdo é publicitário, e que foi escolhido cuidadosamente para você, nosso leitor. Caso tenha dúvidas sobre outros conteúdos publicitários no nosso portal, por favor, nos escreva aqui. Isso reafirma o nosso compromisso com a transparência do nosso conteúdo.