O seu navegador é muito antigo :-(

Dica: Troque gratuitamente para um navegador mais atual para ter uma melhor experiência no SíndicoNet ;-)

Escolha um navegador ×
Manutenção

Estrutura comprometida

Prédio em Copacabana (RJ) é interditado por risco que queda da fachada

Publicado em: segunda-feira, 16 de julho de 2012

 Estrutura metálica de prédio ameaça desabar em Copacabana

Ventania provocou deslocamento da esquadria em imóvel na Rua Joaquim Nabuco. Chuva provocada por frente fria derrubou árvores no bairro
 
A Defesa Civil da Prefeitura do Rio interditou o trecho da Rua Joaquim Nabuco em frente ao prédio número 138, em Copcabana, na Zona Sul, devido ao risco de queda da esquadria metálica dos nove andares, que cedeu da estrutura do imóvel no fim da noite desta quinta-feira. O deslocamento foi causado pelos fortes ventos que atingiram a cidade, em decorrência da chegada de uma frente fria. Não há previsão de reabertura da via. O prédio não foi evacuado.
 
De acordo com o engenheiro da Defesa Civil Municipal, Marcelo Lube, não ha riscos à estrutura do edifício. Ele explicou que a esquadria de alumínio e vidro que reveste a fachada é fixada em vigas ou lajes do prédio. Segundo ele, com o tempo a chuva provocou a oxidação da estrutura de sustentação. Como a esquadria possui capacidade de carga somente na vertical, o esforço horizontal provocado pela ventania acabou causando um afastamento de 30 centímetros da parade do prédio.
 
Ainda segundo o engenheiro, há risco de queda da esquadria caso ocorram novas rajadas de ventos. Moradores dos nove apartamentos do prédio foram orientados a se manter a uma distância de dois metros das janelas frontais e a mantê-las abertas para evitar barreiras ao vento e um novo deslocamento da estrutura, o que poderia causar a queda. Ele também devem manter as janelas de fundos fechadas.
 
Marcelo Lube disse ainda que a rua deve ficar interditada até as medidas cabíveis sejam tomadas para evitar a queda da estrutura de cerca de 30 metros. Moradores já teriam contatado uma empresa para que o serviço de manutenção e reforço na segurança da estrutura seja realizado nesta sexta-feira. Nenhum morador foi encontrado durante a madrugada para falar sobre o assunto.
 
O trecho da rua na frente do edifício foi interditado para evitar danos a pedestres e veículos, em caso de queda. A interdição da Rua Joaquim Nabuco acontece no trecho entre a Rua Bulhões de Carvalho e a Avenida Vieira Souto, em Ipanema.
 
Chuvas e ventos provocam danos na cidade
 
Chuva e ventos fortes provocaram caos no trânsito em vários pontos da cidade, nesta quinta-feira à noite. Copacabana apresentou os principais registros de ocorrência. Além da estrutura metálica da fachada de um prédio que ameaça desabar, na Rua Joaquim Nabuco, três árvores caíram na Rua Bolívar e outra desabou na Rua Bulhões de Carvalho, próximo a Rua Sá Ferreira. Os motoristas foram obrigados a desviar pela Rua Souza Lima.
 
Na Rua Raul Pompéia, outra árvore fechou o trânsito na via, o que levou os motoristas a usarem a Rua Barão de Ipanema para escoar o fluxo. Segundo os bombeiros, ninguém ficou ferido nas 17 saídas registradas em todo o estado, 12 delas na capital.
 
Na Avenida das Américas, altura do número 8.500, uma queda de um out-door interditou parcialmente a pista lateral. Na Avenida Edson Passos, perto da casa de festa Casa do Sol, os bombeiros atenderam a mais um chamado para cortar árvore na via. O mesmo aconteceu na Avenida Nelson Cardoso, altura do número 750, na Taquara, Jacarepaguá.
 
Os bairros da cidade onde houve maior intensidade de chuva foram Ilha do Governador, Piedade, Tijuca, Méier e Irajá, todos na Zona Norte. 
 
 
Anuncios Google

Fonte: http://odia.ig.com.br/

Aviso importante:

O conteúdo exibido nesta seção é gratuito, e apresenta caráter meramente informativo. O Portal SíndicoNet não se responsabiliza pelo conteúdo, nem pelas decisões baseadas nas opiniões e recomendações contidas nesta seção. Assim, o Portal SíndicoNet se exime de qualquer responsabilidade pelos eventuais danos ou prejuízos, de qualquer natureza, que possam decorrer da utilização deste conteúdo, por qualquer meio ou processo, e para quaisquer fins. Em caso de dúvidas, é indispensável a consulta a um advogado ou especialista.
Para saber mais, acesse nosso Regulamento de Uso.

Depoimentos

próximo
Receba nossos Boletins

Mantenha-se Informado com as últimas notícias da área em seu email:

{{errorMessage}}

Assinatura efetuada com sucesso!

carregando...