O seu navegador é muito antigo :-(

Dica: Troque gratuitamente para um navegador mais atual para ter uma melhor experiência no SíndicoNet ;-)

Escolha um navegador ×
Eventos

Evento em SP

Especialistas discutem sustentabilidade voltada a condomínios

Publicado em: quinta-feira, 8 de outubro de 2015

Encontro tem por objetivo orientar síndicos a realizarem ações sustentáveis que resultarão em diminuição de custos e valorização do patrimônio, além de ajudar a natureza Ações básicas como redução no consumo de água e de energia, coleta seletiva de lixo e opção pela utilização de produtos recicláveis, tem feito cada vez mais parte da vida das pessoas.

Mesmo assim, para alguns, ainda há uma boa dose de resistência quando o assunto é sustentabilidade. Imagine então a situação de um administrador de condomínio, o popular síndico, que precisa convencer todos os moradores sobre a importância destas ações.   É para estes profissionais que foi desenvolvido o 1° Congresso Condomínio Sustentável, que discutirá temas como gestão de água, gestão de energia, gestão de ativos e gestão de resíduos.

“Aspectos relacionados ao meio ambiente e à sustentabilidade se tornaram diferenciais estratégicos para todas as empresas, assim a gestão ambiental adequada e especialmente dos resíduos passou a ter uma papel relevante, considerando as consequências para o meio ambiente e para a população em geral”, declarou o Mestre em Tecnologia Ambiental, Antonio de Oliveira Siqueira, que durante o evento ministrará uma palestra sobre resíduos.   De acordo com Ricardo Karpat, organizador do evento, o Congresso tem o objetivo de apresentar soluções práticas que diminuam os custos e valorizem o empreendimento. “É necessário despertar o senso de responsabilidade social e ambiental coletiva, que é um papel essencial da gestão condominial para promover a saudável convivência entre os moradores”, completou o Mestre em Geociências e Meio Ambiente, Carlos Alberto Silva, que abordará o tema responsabilidades socioambientais compartilhadas.   Segundo a administradora em Gestão Ambiental, Rosa Guedes, os participantes serão apresentados a iniciativas de maximização de resultados em investimentos nas instalações e à minimização dos riscos relacionados a disponibilidade dos sistemas e recursos prediais.   “Hoje é permitido instalar geradores de pequeno porte nas unidades consumidoras e utilizar o sistema elétrico da distribuidora como bateria virtual, para injetar o excedente de energia, que será convertido em crédito de energia válido por 36 meses e que poderá ser utilizado para abater do consumo da própria unidade nos meses seguintes, ou de outra unidade do mesmo titular.

Essa solução, além de auxiliar na manutenção de uma matriz energética limpa, cada vez mais se apresenta como uma solução economicamente viável”, revelou o Consultor em Sustentabilidade, Marcos Torres, antecipando um pouco o conteúdo da palestra que irá proferir durante o evento.   Entre os profissionais que conduzirão o Congresso, fica clara a necessidade, cada vez maior, em ter uma visão integrada sobre a gestão da água em condomínios, associando soluções de baixo, médio ou alto investimento que tragam acima de tudo retorno para a edificação. “A crise da água a qual estamos passando levou muitos condomínios a adotarem soluções de prateleiras, sem um estudo de engenharia associado a essas ou até mesmo sem uma visão integrada.

Muitas vezes estas soluções não trazem os benefícios esperados. Vale ressaltar que o condomínio, ao utilizar fontes alternativas, como água de chuva e/ou reuso de águas cinzas, se torna um gerador de água, tendo responsabilidade sobre sua produção, armazenamento e distribuição, dessa forma deve-se ter critérios na adoção dessas soluções”, finaliza a Mestre em Hidráulica e Saneamento, Virgínia Dias de Azevedo Sodré.

Inscrições

O 1° Congresso Condomínio Sustentável ocorre no dia 17 de outubro, das 8h30 às 13h, no Centro de Eventos do Hotel Renaissance, localizado na Alameda Santos, 2233 – São Paulo. Mais informações através do site: www.gaborrh.com.br

Fonte: http://www.segs.com.br/

Aviso importante:

O conteúdo exibido nesta seção é gratuito, e apresenta caráter meramente informativo. O Portal SíndicoNet não se responsabiliza pelo conteúdo, nem pelas decisões baseadas nas opiniões e recomendações contidas nesta seção. Assim, o Portal SíndicoNet se exime de qualquer responsabilidade pelos eventuais danos ou prejuízos, de qualquer natureza, que possam decorrer da utilização deste conteúdo, por qualquer meio ou processo, e para quaisquer fins. Em caso de dúvidas, é indispensável a consulta a um advogado ou especialista.
Para saber mais, acesse nosso Regulamento de Uso.

Depoimentos

próximo
Receba nossos Boletins

Mantenha-se Informado com as últimas notícias da área em seu email:

{{errorMessage}}

Assinatura efetuada com sucesso!

carregando...