Evento no RN

Expocondominial tratará principalmente sobre manutenção condominial

terça-feira, 19 de junho de 2012

Compromissos entre síndicos e moradores são tratados na Expocondominial

Evento trata os direitos e deveres das duas partes e traz alertas de manutenção e manual para gestão de convivência em grupo.

Os moradores que se cuidem: os síndicos conseguiram um espaço de discussão de temas sobre gestão administrativa e direitos e deveres no condomínio: a Expocondominial. O evento começou na tarde desta quinta-feira (7) e segue até o sábado (9) com exposição de prestadores de serviços, como a Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) e o Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (Crea) que devem repassar informações aos síndicos sobre cuidados com a manutenção dos condomínios.

Vamos apresentar aos síndicos os deveres deles, através da Lei de Responsabilidade Civil, mostrando ao síndico que ele pode ser responsabilizado pelos problemas do condomínio e os cuidados técnicos necessários a boa manutenção dos espaços, explica o presidente do Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (Crea), Adalberto Pessoa.

Uma das novidades da Expocondominial é o lançamento do Manual do Síndico que irá reunir orientações de gestão das unidades residenciais onde os síndicos poderão seguir a risca, sem deixar escapar nenhum detalhe, nem aquele pedido de exceção dos moradores.

O Manual do Síndico traz novas regras de manutenção preventiva, prestação de serviço, regras de acessbilidade. e inclui os direitos e deveres dos que moram em condomínios.

Para a organizadora da Expocondominial, Sylvia Serejo, o evento é importante para o encontro de informações que serão passadas para os síndicos e para os moradores. Com o boom imobiliario que Natal sofreu nos últimos anos, houve uma necessidade de se tratar o assunto. Houve as pessoas estão voltando a viver em grupos e há uma renovação permanente de cada sindico nos condomínios, além da mudança nas regras. Então, a chave central é a informação: sobre o que é permitido, o que é normatizado, quais as regras, qual a responsabilidade civil dos síndicos e todo o assunto referente a condomínios, detalha a organizadora do evento.

Em cada estande do evento é possível ter acesso a novidades em relação a distribuição de gás, águas e ainda como otimizar a segurança e os espaços de academias nos condomínios. Foi pensando em informar aos condôminos sobre a nova regra de distribuição de água, que o presidente da Caern, Walter Gasi, montou um estande da Companhia no evento. Vinhemos mostrar ao síndico as novidades em relação a medição individualizada de pagua, os critérios de consumo e ainda o uso racional da água, explica.

De acordo com o presidente do Sindicato dos Condomínios do Rio Grande do Norte (Sinpcern), Ismael Benévolo, atualmente existem 1.200 condominios cadastrados em Natal e mais 403 em construção. Esse número representa o crescimento das aglomerações no Estado e precisamos regular as normas para o tratamento entre moradores, frisa.

A lei que trata a relação entre síndicos e moradores foi criada em 1964, Lei Nº 4.591/64, dispõe sobre o condomínio em edificações e as incorporações imobiliárias, e trata das despesas, da segurança e do trabalho nos espaços de moradia.

Fonte: http://www.espbr.com/