Coluna: De Olho no Mercado

FAAP lança pós-graduação em direito e gestão condominial

Novo curso tem a proposta de formar especialistas na área

Por Inês Pereira

12/08/19 03:12 - Atualizado há 8 dias


O setor condominial vive um momento importante de transformações – desde a tecnologia cada vez mais presente nos condomínios até as mudanças na legislação, passando pelos novos condôminos, com diferentes perfis e necessidades, novas formas de usar as unidades condominiais e o fortalecimento da atuação de síndico, seja condômino ou autônomo.

Esse presente com contornos futuristas está impactando no dia a dia do síndico, na atuação da administradora e no modelo de imóvel entregue pela construtora, por exemplo? Como gerir um condomínio com eficiência e transparência? E quanto à segurança e o bem-estar da coletividade? Como se comunicar com a massa condominial em tempos de comunicação instantânea? Como relativizar o direito de propriedade com a função social, nos dias de hoje?

As perguntas caminham para a única solução: capacitação. Todo profissional que atua no setor precisa se instrumentalizar com conhecimento e diferentes habilidades para acompanhar o mercado mais exigente e complexo, transformando tais ferramentas no diferencial de atuação. 

E se alguém duvida da pujança deste mercado e a urgência dessa preparação para os desafios que já se apresentam, é só pensar na dimensão deste universo:

O condomínio em sala de aula

Sempre na vanguarda das mudanças e tendências sociais, ora como protagonista ora como observadora da constante mutação e da modernização do jeito de morar nas regiões metropolitanas, a Faculdade Armando Alvares Penteado (FAAP) decidiu lançar um curso que suprisse a necessidade de profissionais qualificados para atuarem nos condomínios.

“Todos os professores têm experiência acadêmica e do mercado, trazendo para as aulas exemplos da vivência do dia a dia e casos reais”, destaca Gley Fabiano Cardoso Xavier, coordenador geral da pós-graduação, extensão e cursos livres da FAAP.

Pela amplitude de temas, explica o coordenador, o curso contemplará questões jurídicas, mas seu campo de interesses vai abranger administradores, contadores, engenheiros, cartorários, corretores de Imóveis, síndicos e administradores de condomínios,.profissionais e pesquisadores de diversas áreas que buscam experiência acadêmica e prática em Direito e Gestão Condominial.

“O diferencial é que o curso é indicado para todo profissional que atua nessa área e tenha interesse em entender o assunto de forma mais global, desde a aquisição do terreno para construção de um edifício até a ata de reunião de um condomínio”, resume Xavier.

As aulas serão presenciais e vão equilibrar parte teórica com prática. Isso inclui estudos de casos e desenvolvimento de oficinas para a troca de experiências entre os participantes.

Por dentro da grade curricular:

As habilidades trazidas para o profissional

De acordo com a coordenação da FAAP, depois de completar o curso, os alunos vão receber a titularidade de especialista em Direito e Gestão Condominial. Na prática, eles estarão preparados para:

Professores vindos da academia e do mercado 

O coordenador do curso de pós-graduação em Direito e Gestão Condominial, Alexandre Marques, é o profissional do mercado com experiência acumulada de 30 anos, entre administração e assessoria jurídica, sendo advogado atuante no segmento e, convidou um time de de professores, advogados, juristas, desembargador e juízes, economistas e administradores com larga experiência em condomínios, do ponto de vista teórico e vindos do mercado em uma visão de atuação nacional, além dele próprio, nomes como Gabriel Karpat, Rodrigo Karpat, Ricardo Karpat, Marcio Rachkorsky, Alexandre Junqueira, Márcio Spimpolo, Miguel Zaim e outros. 

Saiba mais

O curso terá início em setembro/19 e a carga horária será de 432 h/aula, distribuídas em aulas às sextas (das 18h50min às 22h25min) e sábados (das 09h30min às 17h40min).

As inscrições podem ser feitas pelo site da FAAP, clicando aqui

Nota: a coluna “De olho do mercado” se refere a informes publicitários. Esse tipo de texto publicitário serve para que um anunciante escolhido pela equipe do SíndicoNet explique como funciona seu produto ou serviço de maneira diferenciada. O SíndicoNet não trabalha com matérias pagas, e essa é a nossa maneira de lhe dizer que esse conteúdo é publicitário, e que foi escolhido cuidadosamente para você, nosso leitor. Caso tenha dúvidas sobre outros conteúdos publicitários no nosso portal, por favor, nos escreva aqui. Isso reafirma o nosso compromisso com a transparência do nosso conteúdo.