Falsos policiais

SP: Criminosos disfarçados tentam invadir condomínios

segunda-feira, 24 de julho de 2023

[Atualização] Falso policial: suspeito de tentar invadir condomínio de luxo é preso em SP

Um dos suspeitos de tentar se passar por policial para invadir condomínio de luxo em São Paulo foi preso na noite de quarta-feira (19).

O que aconteceu

• A Polícia Civil prendeu Anderson Rodrigues Bueno, de 41 anos, no Parque Brasilândia, zona norte da capital paulista. Ele foi encaminhado ao 30º Distrito Policial, no bairro do Tatuapé.
  • Em depoimento, o suspeito confessou que havia se identificado como falso policial e que uma viatura clonada foi utilizada, segundo a Secretaria de Segurança Pública (SSP). Outras duas pessoas são procuradas.
  • Anderson teria tentado invadir, junto com um comparsa, um condomínio de luxo no bairro de Moema, sob o pretexto de cumprir um mandado de busca e apreensão no local. O UOL tenta contato com a defesa de Anderson.
  • A dupla, que usava uniformes falsos e uma viatura, foi impedida de entrar pelo porteiro do prédio, que suspeitou da ação. As câmeras de segurança do edifício flagraram a tentativa de invasão. A réplica da viatura foi encontrada e apreendida dias depois.
  • Nas imagens, é possível ver a dupla se aproximando do portão de entrada. Um deles usa um distintivo da Polícia Civil e o outro, uma camiseta com a identificação do órgão policial. Elas também mostram o homem segurando o falso mandado enquanto conversa com o porteiro do prédio, usando o interfone.

Fonte: https://noticias.uol.com.br/cotidiano/ultimas-noticias/2023/07/20/policia-civil-prende-suspeito-de-tentar-invadir-condominio-em-sp.htm

[12/07/2023] Polícia identifica suspeitos de clonar viatura para invadir prédios de luxo

Equipe de investigação apura o envolvimento de outras pessoas em clonagem da viatura e tentativa de forjar operação policial

A Polícia Civil de São Paulo identificou os dois homens que aparecem em imagens de câmeras de segurança tentando invadir um condomínio de luxo na zona oeste de São Paulo usando uma viatura clonada e uniformes e distintivos falsos. A ação mais recente da dupla aconteceu na manhã do último dia 3, nos Jardins.

O caso é investigado pelo 95º Distrito Policial de São Paulo, em Heliópolis. A polícia apura o envolvimento de outras pessoas no crime.

A viatura clonada usada pelos falsos policiais foi encontrada no sábado (8/7). O veículo, um Palio Weekend preto e branco, tinha um número de patrimônio similar ao do 70º DP (Vila Ema), delegacia da zona leste da cidade.

Segundo registros da Polícia Civil, o número de patrimônio estava presente somente na lateral do veículo. De acordo com a delegacia da zona leste, carros oficiais da Polícia Civil fixam a numeração em outros locais dos veículos.

Fonte: https://www.metropoles.com/sao-paulo/policia-identifica-suspeitos-de-clonar-viatura-para-invadir-predios-de-luxo

[07/07/2023] Criminosos se passam por policiais para tentar invadir condomínios

Registro de câmeras de segurança viralizou nas redes sociais ao longo da semana, confira orientações para proteger seu empreendimento

Nos últimos dias, circula nas redes sociais um alerta sobre criminosos que estão se passando por investigadores da Polícia Civil para tentar invadir condomínios de luxo em São Paulo. O texto da publicação diz que estão sendo utilizados viatura clonada, distintivos e coletes similares aos dos verdadeiros policiais.

Ainda de acordo com a postagem, que também viralizou em grupos de WhatsApp, a dupla estaciona a falsa viatura, desembarca e apresenta um mandado de busca ou de prisão para ter acesso aos apartamentos.

No registro feito pelas câmeras de segurança (assista abaixo), o porteiro do condomínio desconfiou e não permitiu a entrada dos dois homens. Haveria relatos de ações semelhantes nos bairros do Itaim Bibi e Jardins.

A Secretaria estadual de Segurança Pública confirmou que a ocorrência foi registrada no 70º Distrito Policial, “que analisa as imagens divulgadas e trabalha para identificar os autores e esclarecer o caso”.

“A equipe de investigação da unidade também está em contato com outras unidades policiais para troca de informações sobre os fatos ocorridos envolvendo a suposta viatura em outras regiões. Outros detalhes serão preservados para garantir a autonomia das investigações”, informou a Pasta, em nota.

Luciana Graiche, vice-presidente do Grupo Graiche - empresa que gerencia 915 condomínios, ressalta a importância de se investir em treinamento e campanhas efetivas de conscientização dos profissionais que atuam nos condomínios, para combater golpes como esse.

“Nesse caso, por exemplo, em que os golpistas fingem ser policiais civis ou federais, eles articulam bem, fazem extrema pressão, pedindo pressa na abertura do portão e ameaçando os porteiros por crime de obstrução da Justiça ou outra falta similar. Mas o porteiro não deve ceder a nenhuma pressão e não deve sair da portaria”, orienta.

Com a ampla repercussão do caso, o delegado Roberto Monteiro, conhecido por sua atuação na região da Cracolândia, divulgou orientações sobre como agir nesses casos. No vídeo, ele ressalta que os crachás funcionais dos agentes e a placa da viatura devem ser averiguados:

É fundamental que os funcionários sejam instruídos a acionar o responsável pelo condomínio - que pode ser o zelador, gerente predial ou síndico - para fazer essa verificação.

“Caso não tenham ou notando qualquer situação que coloque dúvida, a entrada não deve ser permitida e, na insistência, a Polícia Militar deve ser chamada, no 190”, completa Graiche.

Fontes: Grupo Graiche, Vizinhança Solidária do Itaim Bibi e Delegado Roberto Monteiro