O seu navegador é muito antigo :-(

Dica: Troque gratuitamente para um navegador mais atual para ter uma melhor experiência no SíndicoNet ;-)

Escolha um navegador ×
Segurança

Falta de segurança

Condomínios em Niterói são alvos de cada vez mais assaltos

Publicado em: terça-feira, 10 de novembro de 2015

Moradores de Niterói, RJ, reclamam do aumento de assaltos na cidade

Assaltos ocorrem a qualquer hora em condomínios de classe média alta. PM diz que tem atuado na região e vai aumentar número de câmeras.
 
Cansados de pedir reforço no policiamento, moradores de um condomínio em Niterói, na Região Metropolitana, divulgaram imagens de três assaltos registrados pelas câmeras de segurança. A Rua João Batista da Costa, em Pendotiba, tem vários condomínios de luxo e de classe média alta. Mas de dois anos para cá, virou um chamariz para assaltantes que agem na região. A síndica de um dos condomínios é enfática: “Não tem horário, é 6h e pouca, é 9h, 22h”.
 
Um vídeo mostra como os ladrões agem. Na hora em que um morador está chegando em casa, dois homens numa moto fecham o caminho do carro. O carona, armado, anuncia o assalto. O homem que pilota a moto também desce, armado. Um a um, os ocupantes do carro, crianças entre eles, vão descendo, enquanto eles entram no condomínio, um dos ladrões assume o volante do carro. A moto e o carro vão embora, um para cada lado.
 
Em outro vídeo, visitantes de um condomínio se preparam para ir embora. Mas quando o motorista manobra para sair da vaga, chegam os motoqueiros. De novo, os ocupantes do carro são rendidos, obrigados a sair e os ladrões fogem com o veículo.
 
De acordo com os moradores, a rua virou rota de fuga. Eles já tentaram de tudo. Foram ao comando da Polícia Militar em Niterói. Conseguiram com a companhia de trânsito transformar a rua em mão única e a instalação de tachões amarelos, para evitar contramão. Mas há outra solução que para eles, poderia ser mais útil.
 
Os moradores dizem que não há semana que passe sem um ou dois assaltos. Por isso, eles dizem que a instalação de câmeras do Centro Integrado de Segurança de Niterói (Cisp) pode ajudar a reduzir a violência.
 
“Nós precisamos, em primeiro lugar, um melhor monitoramento de câmeras. Nós precisamos de uma iluminação melhor. Eu já pedi também. Até agora nada. E precisamos de segurança pública”, pediu um morador.
 
Os ladrões também roubam pedestres. Em outro vídeo, eles chegam de carro e atacam um homem que tinha acabado de estacionar. O segundo assaltante sai do carro com um fuzil na mão. Em 30 segundos, eles levam carteira, celular e relógio do homem.
 
Uma jovem já foi assaltada duas vezes na rua. A mais recente, na quarta-feira (4), quando caminhava em frente a um condomínio. Dois homens de moto levaram a bolsa dela. Era de dia.
 
“Eles não tiveram medo, eles mostraram o rosto. Não estavam com nada no rosto, com capacete nem nada, na filmagem do condomínio e eu não saio mais por aqui”, disse a jovem.
 
O Cisp, mantido pela Prefeitura de Niterói para dar apoio às polícias, informou que a localização das câmeras é avaliada por especialistas em segurança. De acordo com o Cisp, a região de Pendotiba receberá câmeras em diversas ruas, sem especificar se a Rua João Batista da Costa é uma delas.
 
O comandante do 12º BPM (Niterói), coronel Fernando Salema, a região de Pendotiba cresceu muito, inclusive na área de comunidades, Ele disse que tem acompanhado os índices de violência em toda a cidade e que teve um aumento de efetivo no início do ano e criação de unidades destacadas. Segundo ele, há cerca de duas semanas foram feitas duas prisões na região, houve troca de tiros. Na madrugada de sábado (7), três homens armados dentro de um táxi foram presos.
 
“A gente tem feito ações na região. Estivemos em reunião com moradores. A prefeitura muito atuante colocou o Cisp ali, que vai aumentar o número de câmeras. A gente sabe que o marginal é um oportunista. Ele vem passando vê a facilidade e atua. Mas estamos atentos”, disse o comandante.
 
Sobre o pedido de mais iluminação, feito pela síndica do condomínio, a Prefeitura de Niterói disse que a Rua João Batista da Costa tem iluminação pública padrão, dentro das normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). A prefeitura disse também que enviará uma equipe ao local para verificar se há lâmpadas precisando de manutenção.

Fonte: http://g1.globo.com/

Aviso importante:

O conteúdo exibido nesta seção é gratuito, e apresenta caráter meramente informativo. O Portal SíndicoNet não se responsabiliza pelo conteúdo, nem pelas decisões baseadas nas opiniões e recomendações contidas nesta seção. Assim, o Portal SíndicoNet se exime de qualquer responsabilidade pelos eventuais danos ou prejuízos, de qualquer natureza, que possam decorrer da utilização deste conteúdo, por qualquer meio ou processo, e para quaisquer fins. Em caso de dúvidas, é indispensável a consulta a um advogado ou especialista.
Para saber mais, acesse nosso Regulamento de Uso.

Depoimentos

próximo
Receba nossos Boletins

Mantenha-se Informado com as últimas notícias da área em seu email:

{{errorMessage}}

Assinatura efetuada com sucesso!

carregando...