Convivência

Festa em Fortaleza

Evento em condomínio de luxo contou até com banda

sexta-feira, 24 de março de 2023

Mesmo com proibição, condomínio de luxo de Fortaleza tem festa com cantor de forró e aglomeração

Festas em condomínio seguem proibidas por decreto estadual; moradora afirma que a Polícia não foi ao local interromper o evento.

Uma festa realizada em um condomínio de luxo no bairro Patriolino Ribeiro, em Fortaleza, no último sábado (18), teve aglomeração de moradores e convidados, que estacionaram diversos carros no entorno do local, segundo residentes que denunciam que o evento.

A festa teve a presença de um cantor de forró junto de sua banda e pessoas sem máscara de proteção. Decreto do Governo do Estado mantém proibição de aglomeração nesses espaços.

Mesmo com reclamações feitas à Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops) por meio do número 190, uma moradora que não quis se identificar afirma que o evento, iniciado às 16h, não chegou a ser interrompido e seguiu até 21h.

“O que chocou foi que provavelmente por ser um prédio de luxo ninguém apareceu. Se fosse na periferia provavelmente teriam vindo, né?”, questiona a moradora.

Segundo ela, a quantidade de reclamações foi tão grande que o atendente do canal de denúncias afirmou que já tinham recebido diversas demandas para o mesmo endereço. Contudo, a assessoria de comunicação da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) afirmou que não há registro na Ciops com as características da festa.

“Achei um total desrespeito ao que estamos vivendo hoje. Muitos moradores reclamaram e se impressionaram quando viram a estrutura sendo armada”, diz.

O administrador do condomínio, Ribamar Filho, disse não estar no local no momento da festa. Ele afirma que soube da reunião, mas não tomou conhecimento do tamanho do evento que ia acontecer. Ribamar explica que a decisão do uso do espaço passa pelo síndico e por um conselho formado por moradores.

A reportagem do Sistema Verdes Mares procurou o síndico do condomínio para esclarecer a festa, mas foi informada de que ele não poderia atender ao telefonema.

Recomendações

Mesmo em processo de flexibilização, o decreto de isolamento ainda vigente no Estado segue proibindo “festas ou eventos de qualquer natureza com aglomerações de pessoas”. Para o vice-presidente do Sindicato das Empresas de Compra, Venda e Locação de Imóveis do Ceará (Secovi-CE), Wilson Braga, o distanciamento e o uso de máscaras e a proibição de festas são regras que ainda devem ser respeitadas pelos condôminos.

“As festas jamais podem acontecer agora porque é aglomeração. Tem que se conscientizar que o momento das festas vai chegar”, diz. Caso moradores notem que estão acontecendo festas no condomínio, Wilson recomenda que acionem os órgãos competentes, como a Polícia, “para não pôr em risco a vida dos demais condôminos”.

Fonte: https://diariodonordeste.verdesmares.com.br/