Mercado

Fim da garagem ociosa

Unpark já possui mil estacionamentos parceiros

sexta-feira, 24 de março de 2023

Unpark alcança a marca de mil estacionamentos parceiros

Ociosidade dos espaços é uma constante e as vagas aparecem como solução logística das cidade

A Unpark, pioneira no conceito de reinventar as garagens, transformando-as em mini-centros de distribuição, acaba de ultrapassar a marca de mil estacionamentos parceiros.

Com isso, a startup brasileira chega a 280 mil vagas de estacionamento, o que equivale à cerca de 3360 milhões de m2 de espaço distribuídos em 102 cidades, de 23 estados, todas com potencial para receberem as soluções logísticas da empresa. Estes espaços ociosos já estão pré-captados para serem transformados em pontos logísticos estratégicos.

Para se ter uma ideia do potencial de expansão das soluções para garagens, a Unpark estima que cerca de 45% das garagens localizadas nos bairros mais centrais de uma cidade como São Paulo têm um alto nível de ociosidade.

"Este é um padrão que acontece também em outros países, o que dá uma dimensão das oportunidades que o setor de estacionamentos apresenta para quem aposta em inovação", conclui, Samantha Barbieri, uma das fundadoras da startup.

Ao mesmo tempo em que se busca soluções para a otimização destes espaços, que, cabe ressaltar, em muitos casos estão localizados em áreas nobres das cidades, a Unpark entrega eficiência para os setores de logística que precisam agilizar a entrega da indústria para o varejo ou do varejo, seja eletrônico ou físico.

"Estamos focando em três dores do mercado: a dificuldade operadores logísticos em fazer as entregas em função de engarrafamentos ou restrições ao trânsito de veículos de carga, a ociosidade de estacionamentos de edifícios comerciais e a baixa eficiência do varejo em fazer suas operações de delivery", diz Michele Dim D'Ippolito, CEO e co-fundador da Unpark.

A maior parte das vagas de estacionamento pré-contatadas pela Unpark estão localizadas nas regiões norte com 02%, centroeste com 06%, nordeste 12%, Sul (25%) e sudeste (55%), centro Oeste que também concentram boa parte da frota de veículos urbanos de carga.

Para o próximo ano, segundo o CEO da Unpark, a meta chegar a 4.000 mil endereços cadastrados que equivaleriam à cerca de 8 milhões de metros quadrados. Para isso a estratégia sera formar squads regionais para consolidar a parceria com os grandes operadores de estacionamento e também aumentar a aposta em operadores com 10 unidades ou menos de de garagem para a estruturação de uma operação logística de troca de modal.

Trata-se de uma solução b2b de crossdocking e estoque avançado que otimiza o custo e o tempo da logística. É de fácil instalação (plug and play), com a possibilidade de ser um espaço de logística, dentro de terrenos ou edificios garagem e comerciais, dedicado ou compartilhado entre várias empresas.

A estrutura do Undocking é flexível, permitindo a utilização de gaiolas, contêineres ou prateleiras. De quebra, as empresas contratantes reduzem as chances de multas de trânsito e ampliam a segurança na carga e descarga das mercadorias.

Outra opção é o UNPOD o primeiro armário inteligente móvel e 100% digital do país e que foi lançado no segundo semestre de 2019 pela Unpark.

O equipamento tem as dimensões de uma vaga de garagem e foi criado para atender às necessidades de empresas que buscam ganhar eficiência na distribuição de seus produtos, utilizando-o como um ponto de entregas avançado em centros urbanos, e também para condomínios formados por apartamentos compactos, onde a busca por mais espaço é constante. Versátil e de fácil instalação (plug and play), o equipamento pode ser adaptado para comportar espaços de armazenamentos para envelopes ou TVs de 80 polegadas.

No mercado desde o ano passado, a Unpark vem desenvolvendo pilotos com algumas das principais empresas do país, de grandes fabricantes de bebidas interessadas em reduzir custo de frete e tempo de entrega a construtoras que buscam gerar maior valor aos síndicos e administradores de edifícios.

"Imagine que uma rede de varejo pode contar com postos avançados de distribuição", afirma o empresário. "E para o síndico, uma geração de receita corrente em um espaço que é cada vez mais ocioso, dada a tendência de diminuição do uso de automóveis nos grandes centros urbanos. Além da diminiução do trabalhos dos porteiros com a demanda de entregadores na portaria dos edifícios", complementa.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Unpark