O seu navegador é muito antigo :-(

Dica: Troque gratuitamente para um navegador mais atual para ter uma melhor experiência no SíndicoNet ;-)

Escolha um navegador ×
Segurança

Fogo em condomínio

A orientação e o conhecimento são fundamentais para a sobrevivência em situações de risco

Publicado em: segunda-feira, 4 de dezembro de 2017

Incêndio em condomínios: conhecimento e treinamento são fundamentais

Situações de risco, principalmente com fogo, requerem calma e tomada de decisão rápida, aliada a treinamentos de brigada de emergência

Há poucos dias, acompanhamos diversas ocorrências de incêndios na capital paranaense.

Uma, inclusive, em um condomínio, em que só não resultou em uma tragédia maior devido à ação rápida do síndico e seu controle e orientação dos moradores para sobrevivência e evacuação de área.

Para o vice-presidente de Condomínios do Sindicato da Habitação e Condomínios (Secovi-PR), Dirceu Jarenko, ter uma equipe e colaboradores preparados para ocasiões de urgência e emergência não é apenas uma questão de obrigatoriedade, mas de responsabilidade como cidadãos para a segurança de todos.

“Todo condomínio, por imposição do Corpo de Bombeiros, precisa de uma Brigada de Incêndio, com todos os seus funcionários certificados, mas além disso, é muito importante também que o síndico e conselheiros também façam o curso e saibam como agir e orientar as pessoas em situações como essa”, ressalta.

Segundo Jarenko, todo morador e/ou condômino deveria estar apto para agir em situações de emergência, não apenas de fogo, mas de primeiros socorros, com medidas preventivas, entre outros conhecimentos específicos, porque nem sempre os funcionários que são da Brigada estão no condomínio.

“Para a segurança de todos é fundamental que se tenha várias pessoas com estes conhecimentos no condomínio”, completa.

O Secovi oferece, por meio da Universidade Livre do Mercado Imobiliário e Condominial (Unihab), o curso de “Brigada de Emergência”, com carga horária de oito horas, realizado em um único dia e sem custo para os condomínios adimplentes. O treinamento é dividido em ‘Teoria e prática de primeiros socorros’, ‘Teoria de prevenção e combate ao incêndio’ e ‘Prática de combate ao incêndio’.

A gerente educacional da Unihab, Loureni Reis, explica que o curso oferecido é bem completo, foi desenvolvido tendo como base as exigências legais.

“Fizemos parceria com uma empresa para realização deste curso de ‘Brigada de Emergência’, para a realização da parte teórica e, principalmente, da prática. Oferecemos também um certificado que deve ser retirado na própria Unihab/Secovi por meio de apresentação de toda documentação”, explica.

Para os interessados no curso, é só entrar no site www.unihab.com.br e acessar a área Cursos e Eventos. Serão realizadas duas turmas ainda este ano, nos dias 29/11 e 06/12, porém já estão com as vagas preenchidas.

A nova turma será realizada em 2018. Para condomínios adimplentes o curso é gratuito.

Fonte: http://www.segs.com.br/

Aviso importante:

O conteúdo exibido nesta seção é gratuito, e apresenta caráter meramente informativo. O Portal SíndicoNet não se responsabiliza pelo conteúdo, nem pelas decisões baseadas nas opiniões e recomendações contidas nesta seção. Assim, o Portal SíndicoNet se exime de qualquer responsabilidade pelos eventuais danos ou prejuízos, de qualquer natureza, que possam decorrer da utilização deste conteúdo, por qualquer meio ou processo, e para quaisquer fins. Em caso de dúvidas, é indispensável a consulta a um advogado ou especialista.
Para saber mais, acesse nosso Regulamento de Uso.

Depoimentos

próximo
Receba nossos Boletins

Mantenha-se Informado com as últimas notícias da área em seu email:

{{errorMessage}}

Assinatura efetuada com sucesso!

carregando...