O seu navegador é muito antigo :-(

Dica: Troque gratuitamente para um navegador mais atual para ter uma melhor experiência no SíndicoNet ;-)

Escolha um navegador ×
Segurança

Furto em condomínio

Em Marília, PM anota três casos do tipo em menos de dez dias

Publicado em: sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

Polícia de Marília registra três casos de furtos em condomínios em 10 dias

Empresária teve um prejuízo de R$ 3,4 mil após carro ser arrombado. Corretor avisou que procura por seguros aumentou no ano passado.
 
A polícia de Marília (SP) registrou pelo menos três casos de roubos e furtos em condomínios nos últimos dez dias. Os condomínios têm adotado várias medidas de segurança para evitar furtos, como câmeras e cerca elétrica. Mas, muitas vezes, isso não intimida os criminosos.
 
A empresária Karina Chaim teve um prejuízo de R$ 3,4 mil. No mês passado ela deixou o carro no estacionamento do prédio, como sempre faz todos os dias, e subiu para o apartamento em condomínio fechado. Quando voltou, todas as roupas e bijuterias compradas em São Paulo para revender e estavam dentro do veículo, tinham sido furtadas.
 
“Cheguei e encontrou o porta-malas do meu carro aberto, forçado, mais nada dentro. Entre em estado de choque. Comecei a chorar e, desesperada, voltei para o meu apartamento e perguntei se estava acontecendo mesmo. O condomínio não tem nenhuma responsabilidade pelo que acontece aqui dentro. A gente paga condomínio pra quê?”, indagou.
 
E não foi a primeira vez que moradores do condomínio foram furtados. Câmeras foram instaladas e uma senha passou a ser usada para abertura do portão. Mesmo assim, a insegurança permanece no local.
 
“Além de não ter polícia, o síndico não contrata um porteiro, alguém para ficar vigiando, principalmente, à noite. E aumenta a insegurança cada vez mais”, afirmou o empresário Leandro Pereira. 
 
O corretor Renato Rossato disse que a procura por seguros de condomínios aumentou no ano passado. Em 2012, a corretora fechou doze apólices e, em 2013, foram 20. Segundo ele, uma lei federal obriga os condomínios a possuir seguro contra incêndio, mas nem todo administrador contrata a cobertura de roubo e furto. “Às vezes ele já paga o seguro do prédio junto com o condomínio, mas não tem outras coberturas. Ele precisa contratar individualmente aquelas coberturas que ele acha necessárias para a sua proteção”.
 
Marília é uma cidade universitária e grande parte dos furtos em condomínios ocorre nas férias em julho, dezembro e janeiro, quando os estudantes viajam. De acordo com a polícia, é preciso tomar alguns cuidados para evitar os crimes o ano todo.
 
“Quem for morar no condomínio horizontal, verificar a fachada do condomínio e toda estrutura, como é o fundo do condomínio. Será que existe uma cerca elétrica? A administradora de um condomínio tem que utilizar câmeras, cerca elétrica, de preferência, veículos de pequeno porte para circular rapidamente dentro do condomínio, acompanhar eventualmente um visitante”, enfatizou o delegado Fernando Quinteiro.
 
O delegado ainda alertou que o morador e os administradores de condomínios precisam ter atenção na contratação de pessoas que vem prestam serviços.
 
“Um eventual empregado contratado tem que pedir no mínimo um atestado de antecedente criminal, referências com quem ele já trabalhou, justamente para que você não seja pego de surpreso e coloque um estranho dentro de casa”, completou.
 

Fonte:

Aviso importante:

O conteúdo exibido nesta seção é gratuito, e apresenta caráter meramente informativo. O Portal SíndicoNet não se responsabiliza pelo conteúdo, nem pelas decisões baseadas nas opiniões e recomendações contidas nesta seção. Assim, o Portal SíndicoNet se exime de qualquer responsabilidade pelos eventuais danos ou prejuízos, de qualquer natureza, que possam decorrer da utilização deste conteúdo, por qualquer meio ou processo, e para quaisquer fins. Em caso de dúvidas, é indispensável a consulta a um advogado ou especialista.
Para saber mais, acesse nosso Regulamento de Uso.

Depoimentos

próximo
Receba nossos Boletins

Mantenha-se Informado com as últimas notícias da área em seu email:

{{errorMessage}}

Assinatura efetuada com sucesso!

carregando...