Convivência

Garagem organizada

Depende da regra de cada condomínio o que se pode guardar no local

quinta-feira, 31 de maio de 2012

Garagem em ordem

Guardar apenas o necessário e posicionar os objetos de acordo com o uso são truques para evitar o caos

Muita gente transforma a garagem em um verdadeiro depósito, mas não se preocupa em organizar o espaço. Com tamanha bagunça, itens desnecessários se acumulam e tudo fica mais difícil de ser encontrado. Para colocar ordem no ambiente, uma das primeiras providências é livrar-se de tudo o que não for usado há pelo menos dois anos.

“O espaço da garagem não deve se transformar em um depósito de arquivo morto, mas ser aproveitado para guardar o excesso de coisas voltadas à manutenção da casa”, afirma Ingrid Lisboa, home organizer.

Na hora da faxina também é importante separar o que será doado e os itens que estão no lugar errado (como móveis e luminárias antigas).

O ideal é guardar ali somente pertences como caixas de ferramentas, tintas, materiais de limpeza e outros itens relacionados ao universo dos carros e da manutenção. Mas jamais galões de combustível e outros líquidos facilmente inflamáveis.

Etapa concluída, o próximo passo é classificar o que será guardado.  Separar por categorias e utilidades – eletricidade, hidráulica, construção e pintura – é a saída mais indicada. Durante a arrumação, nada melhor do que usar prateleiras, armários e estantes de fácil acesso.

“Guarde e organize de acordo com a frequência de uso. Nas prateleiras, posicione os objetos mais importantes e, nos armários, guarde o que for pouco usado”, afirma Ciça Gut, personal organizer.

Caixas de papelão e plástico transparente também são bem-vindas quando o assunto é arrumação. Ordenadas por etiquetas e temas em comum, elas podem abrigar ferramentas, parafusos e outros objetos pequenos. O importante, segundo Ciça, é que seja possível encontrar rapidamente os materiais guardados nos mais diferentes espaços. Vidros e outros utensílios transparentes podem ajudar na tarefa.

Outra maneira de organizar a garagem é colocar ganchos e suportes nas paredes. Ao pendurar objetos, como mangueiras e ferramentas de jardinagem, a arrumação torna-se prática e de fácil acesso. Apesar disso, não vale usar esse recurso para acumular itens desnecessários.

“Guarde apenas o que for realmente usar. Não deixe muito espaço para azulejos reservas, por exemplo, já que o ideal é guardar somente 10% de material como lastro”, afirma Ingrid.

Apartamentos

Tema polêmico em muitos condomínios, a garagem coletiva é um espaço dominado por regras. O importante, segundo Fábio Kurbhi, vice-presidente da Associação das Administradoras de Bens Imóveis e Condomínios (Abic), é que haja uma reunião entre os condôminos para decidir o que será permitido guardar e qual a melhor forma de utilizar o ambiente.

Alguns condomínios também oferecem armários individuais para seus moradores, mas não permitem que o local seja usado como depósito. “Cada conjunto terá suas próprias regras, mas todas devem estar claramente descritas em uma comissão de condomínio. Além disso, os moradores serão responsáveis pelo que guardarem na garagem”, afirma o vice-presidente.

Fonte: http://odia.ig.com.br