Mercado

Gestão e tecnologia

Automatização de processos no setor imobiliário é desafio

terça-feira, 16 de abril de 2019

Falta de tecnologia nos processos ainda é desafio para o setor imobiliário, aponta pesquisa da Superlógica

Realizada com 639 profissionais que atuam em imobiliárias das diferentes regiões do país, a pesquisa “Panorama do mercado imobiliário no Brasil”, questionou quais seriam os principais desafios enfrentados pelo setor no dia a dia, na opinião dos profissionais.

A falta de tecnologia para os processos de gestão imobiliária foi o fator apontado por 43% dos respondentes, seguido pela concorrência de outras imobiliárias (31%) e pela inadimplência de locatários ou compradores (27%). E os profissionais do mercado imobiliário estão conscientes do quão prejudicial é esta ausência de tecnologia: 76% acreditam que atividades demasiadamente manuais fazem com que a produtividade seja mais baixa.

A pesquisa, desenvolvida pelo ‘Imobiliárias do Futuro’, em parceria com a Superlógica, software de gestão para empresas de serviços recorrentes (imobiliárias, condomínios, empresas que cobram assinaturas e instituições de ensino), também mostrou que, embora ainda tenham sido prejudicadas pela crise em mais um ano de instabilidade econômica, a maioria das imobiliárias conseguiu crescer durante o ano de 2018 e está otimista para 2019.

Para 71% dos respondentes, as imobiliárias foram sim impactadas pelos efeitos da crise e, para 44% dos pesquisados, atrair clientes foi o maior desafio enfrentado no ano de 2018. No entanto, o clima para o futuro é de otimismo entre as imobiliárias. Quando o assunto é a expectativa para 2019, as respostas são animadoras: 76% acreditam que terão crescimento.

Para André Baldini, CEO da Superlógica, os dados da pesquisa mostram que boa parte das imobiliárias ainda não automatizaram tarefas repetitivas e manuais, o que torna o processo mais lento e mais trabalhoso, fator apontado como um dos principais desafios pelos profissionais do setor.

“Atração de clientes sempre será o desafio número 1 das imobiliárias, mas elas precisam estar atentas ao que os seus clientes almejam quando a contratam. Temos observado em diferentes mercados empresas se destacarem por oferecerem uma experiência de compra totalmente diferenciada aos seus clientes, pensando em cada detalhe dos diferentes pontos de contato na jornada de compra e relacionamento com o cliente. No ramo imobiliário, isso não será diferente”, explica.

A pesquisa mostrou ainda que, apesar de os processos internos de imobiliárias ainda serem um desafio, os colaboradores estão buscando se atualizar. Do universo pesquisado, 82% declararam buscar informações sobre o mercado imobiliário constantemente para embasar decisões tomadas no seu dia a dia de trabalho.

O principal meio utilizado para obter estas informações são sites especializados, principal resposta de 30% dos profissionais que responderam a pesquisa, seguido por blogs, resposta mais frequente de 18% e livros, principal meio de atualização para 8% dos respondentes.

E não é apenas nestes aspectos internos que as imobiliárias estão buscando se atualizar. A maioria delas (83%) utiliza as redes sociais para divulgar seus imóveis e colocar em prática o processo de prospectar consumidores, sendo os serviços mais utilizados o Facebook, Instagram e Whatsapp.

Quanto ao atendimento e retenção das pessoas que já são clientes da empresa, 35% revezam múltiplos canais, de acordo com cada situação e a preferência do cliente: e-mail, telefone, whatsapp, atendimento online pelo portal e presencial.

O estudo mostra também que o caminho para as empresas tornarem-se cada vez mais disruptivas passa, invariavelmente, pelo foco no cliente. Este é um fator primordial para o crescimento da empresa na opinião de 74% dos entrevistados.

Outro tópico que legitima a importância das imobiliárias serem centradas no cliente é a afirmação feita por 73% dos pesquisados, que declararam acreditar que a agilidade na resolução das solicitações dos clientes fazem toda a diferença para que o setor entregue um resultado bem-sucedido.

Fonte: ecommercenews.com.br